Conecte-se conosco

Economia

Cresce a pressão para liberação do vale-gás ainda em 2021; Saiba mais

Projeto Auxílio Gás Social pode sair do papel e chegar aos brasileiros em situação de vulnerabilidade ainda neste ano.

Publicado

em

Vale gas

Os brasileiros em situação de vulnerabilidade podem receber um benefício em dinheiro para custear o botijão de gás de cozinha ainda neste ano. O governo tem sofrido pressão de parlamentares para que o projeto, batizado de Auxílio Gás Social, seja aprovado o quanto antes.

Leia mais: Multa para quem postar infrações nas redes sociais pode chegar a R$ 30 mil

Segundo uma pesquisa da ANP (Agência Nacional de Petróleo, o preço do botijão de gás de 13 kg registra aumento de 32,93% nos últimos doze meses. O objetivo do programa é evitar que as famílias de baixa renda fiquem sem o item e tenham que recorrer a outros meios, como carvão e lenha.

Conhecido como vale-gás, o programa deve liberar um repasse bimestral para cidadãos inscritos no CadÚnico. Ainda não há informações sobre valores e número de beneficiários.

Como está o andamento do projeto?

O vale-gás foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última semana, e agora precisa garantir o aval do Senado Federal. Depois de aprovado pelos senadores, o texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Nos bastidores, corre a informação do que parlamentares do chamado Centrão estão em peso a favor da medida. Com o apoio de sua base de sustentação, é possível que Bolsonaro autorize a concessão do benefício em breve.

A Petrobras chegou a sinalizar um repasse de R$ 300 milhões para custear um programa nacional de acesso ao gás de cozinha. Entretanto, a inciativa seria um projeto independente do Auxílio Gás Social.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS