Tecnologia
Saiba o que é ‘Trava Zap’, mensagem que pode bloquear seu WhatsApp e até o celular
Mensagem é capaz de impedir o funcionamento correto do aplicativo e até resultar na perda de informações armazenadas no celular.
Já ouviu falar em uma mensagem de WhatsApp capaz de travar o aplicativo e até levar o usuário a ter que restaurar o celular? Conhecida como “Trava Zap”, essa falha que atinge aparelhos com sistemas Android e iOS congela a ferramenta e até as funções do celular como um todo.
Leia mais: Globo pode sair do ar? Bolsonaro não renovará concessão da emissora, afirma portal
Trata-se de uma série de caracteres aleatórios que, ao serem combinados, resultam em falhas repetidas e ininterruptas no aplicativo. Pela lei nº 14.155/2021, a prática é considerada crime, sob pena de até oito anos de prisão.
Trava Zap
Quando o usuário recebe uma mensagem como essa, o WhatsApp tenta renderizar o conteúdo, mas não consegue e acaba travando. Até o momento, a única saída conhecida para reparar o erro é reinstalar o aplicativo.
O Trava Zap também pode ser enviado como um cartão de contato. Em alguns casos, o dono da conta precisa reiniciar o celular para tentar reverter o congelamento.
De acordo com o especialista em privacidade digital Ray Walsh, o programa possivelmente for criado no Brasil, mas hoje já está presente no mundo inteiro. O site especializado WABetaInfo afirma que os códigos costumam ser compartilhados em grupos secretos no próprio WhatsApp ou em fóruns online.
Prática criminosa
Enviar o Trava Zap pode ser considerado crime cibernético, afirma a advogada Carla Rahal Benedetti, do escritório Viseu Advogados. A pena prevista pode chegar a oito anos de prisão.
Segundo ela, a mensagem que tem como “objetivo causar um dano, seja ele material, como danificar o aplicativo ou o celular, ou ainda de incomodar uma pessoa” pode “caracterizar crimes contra a honra ou cyberbullying, de modo que algumas mensagens são hostis e ofensivas”.
Soluções para o problema
Não há uma solução oficial para resolver de forma definitiva o erro causado pelo programa. Ainda de acordo com o WABetaInfo, a empresa deve demorar algum tempo para disponibilizar uma atualização capaz de corrigir de vez o problema.
Para evitar ser mais uma vítima do Trava Zap, o site aconselha que o usuário não abra o aplicativo caso perceba, por meio das notificações, que recebeu uma mensagem com caracteres estranhos. A dica é bloquear o contato e excluir a conversa.
Outra saída é restringir os contatos que podem acionar o usuário a grupos, bem como manter o backup em dia para evitar a perda de suas conversas e demais informações.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Política11 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana