Economia
Presidente poderá extinguir cargos e órgãos e servidores terão novos vínculos, propõe PEC da reforma administrativa
Presidente poderá para cortar cargos, reorganizar autarquias e fundações e extinguir órgãos sem a aprovação do Congresso.
Apresentada nesta quinta-feira, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma administrativa dará ao presidente Jair Bolsonaro poder para cortar cargos, reorganizar autarquias e fundações e extinguir órgãos sem a autorização do Congresso. Todas essas medidas poderão ser tomadas desde que não resultem no aumento de despesas.
Nessa apresentação inicial, a equipe econômica não falou sobre o montante futuro que espera poupar com as mudanças da PEC.
A PEC também sugere que o regime jurídico único dos servidores públicos seja substituído por cinco tipos de vínculos, e prevê um estágio probatório como etapa do concurso público, excluindo o direito automático ao posto. O texto também cria a possibilidade de ingresso por concurso público ou por seleção simplificada.
Os profissionais mais bem avaliados ao final do vínculo de experiência serão efetivados nos cargos, disse o governo.
Sobre a estabilidade e salários dos atuais servidores, a proposta não faz modificações. Contudo, ela propõe a extinção de benefícios como licença-prêmio, adicional por tempo de serviço, aumentos retroativos, férias superiores a 30 dias por ano, e apresenta a aposentadoria compulsória como punição.
A equipe econômica do governo também explicou que serão encerradas possibilidades como a concessão de parcelas indenizatórias sem previsão legal e a progressão ou promoção baseada exclusivamente em tempo de serviço, chamando-as de distorções.
Essa será a primeira de três fases envolvendo mudanças legislativas para a administração pública. A segunda fase prevê o envio de projetos de lei (PLs) que abordarão temas como consolidação de cargos, funções e gratificações. Já a terceira e última fase será de um projeto de lei complementar (PLP) do “novo serviço público”, um novo marco regulatório com “governança remuneratória” para as carreiras.
-
Tecnologia2 dias atrás
Celulares escutam nossas conversas? Especialistas dão o veredicto
-
Tecnologia23 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Criptomoedas2 dias atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Finanças2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Economia1 dia atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?
-
Empresas1 dia atrás
Crise! Após decretarem falência, empresas de saúde fecham as portas
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Mesmo com o avanço da IA, estas 6 profissões vão pagar muito bem no futuro
-
Tecnologia2 dias atrás
Tecnologia de LED promete carregar dispositivos com luz solar