Conecte-se conosco

Economia

PIS/Pasep: Mais de 10 milhões de brasileiros ainda têm dinheiro para sacar

Mais de 10 milhões de brasileiros ainda não sacarao o PIS/Pasep. Tem prazo para o saque, que vai até junho de 2025.

Publicado

em

PIS Pasep

O Programa de Integração Social (PIS) oferece benefícios definidos por lei para quem é empregado da iniciativa privada. O mesmo vale para o quem é servidor público, pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Dessa forma, o pagamento do PIS/Pasep é feito pela Caixa Econômica. Até agora, mais de 10 milhões de pessoas não sacaram o benefício.

Leia mais: Margem de crédito consignado do INSS terá redução a partir de janeiro de 2022

De acordo com a Caixa, um valor acima de R$ 23 bilhões ainda aguarda pelo saque de quem tem direito ao benefício. O prazo para o saque vai até junho de 2025. O recebimento do dinheiro do PIS/Pasep é um direito para quem trabalhou de 1970 a 1988. Quem não fizer o saque até a data de referência, o valor volta para a União.

Saque PIS/Pasep

Para o governo federal, a demora no saque do benefício se dá pelo desconhecimento de muitos brasileiros quanto ao direito à retirada. A consulta dos valores pode ser feita por meio do aplicativo ou site do FGTS. É também por essas plataformas que o pedido de saque é feito.

Uma vez ao ano os valores ficam disponíveis para saque, de acordo com o calendário de pagamento do abono salarial. Os rendimentos podem ser recebidos por crédito em conta, para quem tem conta na Caixa. Assim como nos caixas eletrônicos, correspondentes Caixa Aqui e lotéricas. Nesses casos é preciso apresentar o cartão cidadão.

O saque também pode ser feito em uma agência da Caixa. É preciso levar um documento de identificação, como Carteira de Identidade ou a Carteira de Habilitação (CNH).

Dessa forma, para quem optar por fazer o saque do PIS/Pasep em caixas eletrônicos ou nas lotéricas, o direito a saque é de valores de até R$ 3 mil. Acima disse é preciso procurar uma agência da Caixa, levando o documento com foto.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS