Política
Governo federal implementa programa para tirar as pessoas da informalidade
Diante de uma realidade no Brasil, na qual muitos cidadãos vivem na informalidade, o Governo Federal criou um programa que tem como principal objetivo melhorar as condições econômicas e sociais dessas pessoas. Diante disso, foi pensado o Programa de Serviço Civil Voluntário que atinge grupos específicos que possuem maior dificuldade em se inserir no mercado formal.
Veja também: Ficou sem emprego? Saiba alguns benefícios que tem direito a receber
Programa de Serviço Civil Voluntário
O Programa de Serviço Civil Voluntário é uma nova iniciativa do Governo Federal em parceria com os municípios, que visa auxiliar pessoas que vivem na informalidade. Tal projeto foi anunciado pelo Ministro do Trabalho e Previdência, afirmando que este terá como intuito a iniciação, qualificação e reinserção ao emprego. Diante disso, o Ministro também disse que há a possibilidade da criação de novas vagas de emprego para essas pessoas.
Esse programa consiste em realizar um trabalho voluntário durante meio turno e no turno oposto fazer um dos 200 cursos de capacitação que serão ofertados por semestre, tendo que permanecer por, ao menos, um ano no projeto. Ao fazer isso, o indivíduo receberá uma bolsa acompanhada de auxílio-transporte, sendo os valores estabelecidos por cada município.
Quem entrará no programa
Dentre o grupo de brasileiros que vivem na informalidade, o programa poderá atingir principalmente os chamados Nem Nem (nem estudam, nem trabalham). Então, esse grupo corresponde a 7,8 milhões de pessoas, dentre 40 milhões de brasileiros que vivem na informalidade.
Sendo assim, o programa busca priorizar pessoas que recebem o Auxílio Brasil e possuem o cadastro único (CadÚnico). Por fim, em adição a esse grupo, terá como foco atingir dois públicos: jovens de 18 a 29 anos e adultos com mais de 50 anos. Desse modo, para o primeiro grupo o objetivo é abrir caminhos para uma ascensão social, enquanto para o segundo se busca reinserção no mercado formal.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Bancos9 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Imposto de Renda - IRPF6 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos18 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp