Política
Governo federal implementa programa para tirar as pessoas da informalidade
Diante de uma realidade no Brasil, na qual muitos cidadãos vivem na informalidade, o Governo Federal criou um programa que tem como principal objetivo melhorar as condições econômicas e sociais dessas pessoas. Diante disso, foi pensado o Programa de Serviço Civil Voluntário que atinge grupos específicos que possuem maior dificuldade em se inserir no mercado formal.
Veja também: Ficou sem emprego? Saiba alguns benefícios que tem direito a receber
Programa de Serviço Civil Voluntário
O Programa de Serviço Civil Voluntário é uma nova iniciativa do Governo Federal em parceria com os municípios, que visa auxiliar pessoas que vivem na informalidade. Tal projeto foi anunciado pelo Ministro do Trabalho e Previdência, afirmando que este terá como intuito a iniciação, qualificação e reinserção ao emprego. Diante disso, o Ministro também disse que há a possibilidade da criação de novas vagas de emprego para essas pessoas.
Esse programa consiste em realizar um trabalho voluntário durante meio turno e no turno oposto fazer um dos 200 cursos de capacitação que serão ofertados por semestre, tendo que permanecer por, ao menos, um ano no projeto. Ao fazer isso, o indivíduo receberá uma bolsa acompanhada de auxílio-transporte, sendo os valores estabelecidos por cada município.
Quem entrará no programa
Dentre o grupo de brasileiros que vivem na informalidade, o programa poderá atingir principalmente os chamados Nem Nem (nem estudam, nem trabalham). Então, esse grupo corresponde a 7,8 milhões de pessoas, dentre 40 milhões de brasileiros que vivem na informalidade.
Sendo assim, o programa busca priorizar pessoas que recebem o Auxílio Brasil e possuem o cadastro único (CadÚnico). Por fim, em adição a esse grupo, terá como foco atingir dois públicos: jovens de 18 a 29 anos e adultos com mais de 50 anos. Desse modo, para o primeiro grupo o objetivo é abrir caminhos para uma ascensão social, enquanto para o segundo se busca reinserção no mercado formal.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025