Conecte-se conosco

Política

Governo federal implementa programa para tirar as pessoas da informalidade

Publicado

em

Programa para tirar as pessoas das informalidades.

Diante de uma realidade no Brasil, na qual muitos cidadãos vivem na informalidade, o Governo Federal criou um programa que tem como principal objetivo melhorar as condições econômicas e sociais dessas pessoas. Diante disso, foi pensado o Programa de Serviço Civil Voluntário que atinge grupos específicos que possuem maior dificuldade em se inserir no mercado formal.

Veja também: Ficou sem emprego? Saiba alguns benefícios que tem direito a receber

Programa de Serviço Civil Voluntário

O Programa de Serviço Civil Voluntário é uma nova iniciativa do Governo Federal em parceria com os municípios, que visa auxiliar pessoas que vivem na informalidade. Tal projeto foi anunciado pelo Ministro do Trabalho e Previdência, afirmando que este terá como intuito a iniciação, qualificação e reinserção ao emprego. Diante disso, o Ministro também disse que há a possibilidade da criação de novas vagas de emprego para essas pessoas.

Esse programa consiste em realizar um trabalho voluntário durante meio turno e no turno oposto fazer um dos 200 cursos de capacitação que serão ofertados por semestre, tendo que permanecer por, ao menos, um ano no projeto. Ao fazer isso, o indivíduo receberá uma bolsa acompanhada de auxílio-transporte, sendo os valores estabelecidos por cada município.

Quem entrará no programa

Dentre o grupo de brasileiros que vivem na informalidade, o programa poderá atingir principalmente os chamados Nem Nem (nem estudam, nem trabalham). Então, esse grupo corresponde a 7,8 milhões de pessoas, dentre 40 milhões de brasileiros que vivem na informalidade.

Sendo assim, o programa busca priorizar pessoas que recebem o Auxílio Brasil e possuem o cadastro único (CadÚnico). Por fim, em adição a esse grupo, terá como foco atingir dois públicos: jovens de 18 a 29 anos e adultos com mais de 50 anos. Desse modo, para o primeiro grupo o objetivo é abrir caminhos para uma ascensão social, enquanto para o segundo se busca reinserção no mercado formal.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS