Conecte-se conosco

Economia

Como economizar combustível após o novo aumento?

O preço dos combustíveis subiu devido ao conflito que vem ocorrendo no leste europeu. Veja aqui como reduzir o custo do seu combustível! Leia mais”

Publicado

em

O preço da gasolina aumenta de acordo com o mercado internacional, uma vez que o preço do barril é determinado pelos marcadores do exterior. Logo, a alta do dólar também influencia no preço final do petróleo. Além disso, quando os impostos sobem, os preços também oscilam. Nesse sentido, o preço da gasolina aumentou 18,8% e o diesel 34,9% na quinta-feira (10) e começou a valer na sexta-feira (11).

Essa dinâmica vem preocupando os consumidores uma vez que essas premissas afetam diretamente o consumidor final. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar a economizar combustível, de acordo com Edwin Reis, professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e especialista em manutenção automotiva.

Edwin Reis explica que um ponto extremamente importante na hora de poupar combustível é fazer o uso do veículo de maneira correta, “é necessário utilizar o veículo da melhor maneira possível. Dirigir com técnica, o que envolve realizar a troca de marchas nos tempos corretos e evitar aceleração grande nos momentos de saída e de retomada“.

Também chamou atenção para a importância de pensar-se uma rota antes de sair de casa, evitar estreitamente engarrafamentos, vias movimentadas, evitando que o veículo fique parado muito tempo estando ligado, “a força que o motor vai precisar fazer para tirar o veículo da inércia vai ser muito maior. […] É importante evitar horário de pico ou vias que tem grande fluxo de veículos porque isso gera uma perda no rendimento do veículo e aumento de consumo mesmo“.

Segundo o especialista, “quando a gente observa a questão das velas de ignição, se elas não estiverem com a capacidade de queima, capacidade de explosão de combustível dentro do correto, ele vai ter a ignição de combustível, mas não vai ser totalmente queimado, o resultado é o desperdício“.

Edwin Reis ainda relata que a calibragem dos pneus é fundamental para o desempenho pleno do veículo. “mas em comparação que a gente pode fazer é o esforço que precisamos fazer para empurrar o veículo com o pneu murcho, muito maior do que precisamos fazer com o pneu calibrado. […] É estimado que o consumo do veículo aumente em 10% quando você trafega com o pneu descalibrado“.

Outra dica é dada pelo economista Paulo Alencar, que enfatizou a comparação entre o preço do litro do etanol dividido pelo preço do litro da gasolina. “A dica é comparar, deve-se fazer a conta dos 70%. […] Porque, quando se olha a composição da gasolina, 70% é gasolina e outros 30% é álcool. Por isso, se faz essa divisão para entender qual a melhor opção“.

Também pronunciou-se em relação ao GNV, “Quando vamos utilizar o GNV no veículo, é necessário diminuir o intervalo nas manutenções. Se o motorista fazia a revisão a cada 10 mil quilômetros, precisa encurtar esse intervalo, realizar a cada 5 mil quilômetros, por exemplo“.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS