Economia
G7 toma medidas drásticas contra Rússia, e Brasil pode se beneficiar disso a curto prazo
A proibição da entrada de produtos essenciais russos a longo curto prazo pode ser algo benéfico para o Brasil. Confira!
Segundo o Ministério da Economia, a proibição da entrada de produtos essenciais russos a longo curto prazo pode ser algo benéfico para o Brasil. Entretanto, em longo prazo, pode trazer complicações ao país.
Estados Unidos, Alemanha, França, Canadá, Reino Unido, Itália e Japão, componentes do G7, anunciaram que irão cancelar os benefícios aceitos na participação da Rússia à Organização Mundial do Comércio (OMC), certificando-se de que as produções de empresas russas não ganhem mais o tratamento de Nação Mais Favorecida (NMF) nas economias dos países.
Em outras palavras, as exportações russas serão tratadas de maneira desigual de todas as formas disponíveis, além de serem alvo de elevadas tarifas.
A pressão econômica será imposta a Rússia pelos países ocidentais, segundo Joe Biden, a fim de aumentar a pressão e o isolamento no cenário internacional. Medida tomada como forma de manifestar a insatisfação com a invasão russa no país da Ucrânia.
Além disso, a União Europeia igualmente deseja impedir a importação dos produtos essenciais no ramo de ferro e aço originalmente russo, cortando assim uma das principais fontes de Moscou.
Mediante Lucas Ferraz, secretário do Comércio Exterior do Ministério da Economia, as medidas adotadas pelo G7 não significa que todos os produtos do comércio bilateral russo serão atacados.
“No curto prazo, caso haja aumento de barreiras tarifárias para importações de commodities minerais e metálicas, além de cereais, provenientes da Rússia, é mesmo possível que as exportações brasileiras possam ser impulsionadas para os países da Europa, EUA e Canadá, fortalecendo nossos termos de troca”, comentou Ferraz.
Entretanto, referente a um longo prazo no cenário de uma guerra, certamente interferirá negativamente as taxas de evolução econômica global, afetando os ganhos setoriais que venham a acontecer.

-
Cotidiano1 dia atrás
Golpe da ‘bomba baixa’ faz motoristas pagarem por combustível que não receberam
-
Tecnologia10 horas atrás
‘Prova de vida’: por que as empresas te ligam e desligam quando você atende?
-
Tecnologia21 horas atrás
Descubra como rastrear alguém pelo WhatsApp de forma segura (e autorizada)
-
Saúde1 dia atrás
Parar de trabalhar muda o cérebro? Descubra o que a ciência revela
-
Bancos2 dias atrás
Golpe do Pix agendado deve acabar com novo recurso lançado pelo BC
-
Tecnologia2 dias atrás
Zona de alerta! Uber testa recurso que dá mais liberdade aos motoristas
-
Tecnologia2 dias atrás
Trend com ChatGPT viraliza ao pedir que IA revele algo sobre o usuário
-
Investimentos2 dias atrás
20 empresas com os maiores lucros e prejuízos na B3 em 2024; veja o ranking