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Economia

INSS retoma atendimento presencial; veja como agendar

Apesar do retorno presencial, os serviços seguem sendo ofertados também de forma remota.

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Desde 2020, o atendimento presencial do INSS havia sido restringido para evitar aglomerações. Com isso, a modalidade remota foi se expandindo e ganhando espaço, com muitos serviços sendo ofertados assim. No entanto, recentemente o INSS retomou o atendimento presencial mediante agendamento. Veja a seguir.

Veja também: Veja 8 motivos pelos quais você pode solicitar a revisão do INSS

Sobre o agendamento do atendimento presencial

Com muitas coisas voltando à normalidade, o INSS decidiu voltar a atender os cidadãos de forma presencial. Com isso, as agências estão recebendo a população desde o dia 14 de março (segunda-feira). Contudo, para esse tipo de atendimento, é necessário agendar previamente o dia e horário com o INSS. Mas como fazer isso?

O procedimento é muito simples, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS ou ligar para o número 135 e solicitar agendamento. Entretanto, a partir de abril, em casos nos quais a pessoa não tenha acesso a internet ou telefone, algumas agências receberão indivíduos sem agendamento.

Use os meios digitais do INSS

O isolamento social fez com que a população em geral adentrasse ao mundo virtual de diversas formas. Diante disso, o INSS foi se atualizando aos poucos e conseguiu disponibilizar grande parte dos seus serviços de maneira remota. Desse modo, os meios digitais do INSS continuarão existindo, mesmo com a retomada do atendimento presencial. Sendo assim, há mais de 90 serviços que podem ser feitos de maneira virtual. Eles estão disponíveis no site e no app Meu INSS, onde você consegue solicitá-los e também enviar toda a documentação necessária.

Além disso, ao fazer a solicitação, você pode acompanhar seu deferimento pelo próprio site, app ou ligando 135. Tudo isso sem sair da sua casa! Nesse sentido, tais serviços oferecem algumas vantagens, tendo em vista que são mais práticos e rápidos. Com isso, se possível, não troque os meios digitais pelo presencial, e priorize fazer os serviços de forma remota. Ao fazer isso, você estará economizando seu tempo e até irá evitar que as agências fiquem sobrecarregadas desnecessariamente.

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