Carreira
Saiba quais são os descontos NÃO obrigatórios do seu salário
Alguns descontos do seu salário podem não ser obrigatórios
INSS, FGTS, plano de saúde, carnê e outros descontos fazem que seu salário não possua o valor líquido no final do mês. Contudo, nem todo desconto é obrigatório para o trabalhador.
Assim, é importante ficar ciente de quais são os descontos e, caso não seja obrigatório, veja uma forma de aumentar o salário no final do mês. Continue lendo o artigo e saiba mais sobre!
Veja também: Pesquisa aponta que trabalhadores preferem salário menor, mas com mais benefício trabalhista
O trabalhado e os descontos
O trabalhador formal possui alguns descontos, garantidos pela lei, no seu salário bruto mensal. A ideia desses descontos é reservar uma parte desse salário para o fundo de garantia e outra para a concessão de benefícios, como o INSS.
Desse modo, os descontos mais comuns que são feitos na carteira de trabalho e legalizados por lei são o INSS e o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Esses já levam uma certa parte significante do salário do trabalhador ao final do mês.
Todavia, alguns descontos adicionais nem sempre são obrigatórios e podem ser não ser feitos, de modo a aumentar o salário um pouquinho. Saiba quais são eles para que possa reivindicar no seu trabalho.
Descontos que não são obrigatórios
- Transporte
O transporte deve ser algo da escolha do empregado. Assim, mesmo que ele aceite, somente pode ser descontado 6% do total do seu salário.
- Faltas
Os atrasos de 10 a 15 min não podem ser descontados do trabalhador. Agora, faltas injustificadas e atrasos superiores a esse tempo de tolerância podem ser penalizados com o desconto.
- Vale-alimentação
O valor descontado do vale-alimentação é definido de acordo com o coletivo. Desse modo, a maioria das empresas cobram apenas uma quantia simbólica para esse benefício. Mas, caso cobrem, o valor não pode passar de 20%.
- Pensão alimentícia
Esse benefício é descontado diretamente do salário bruto do trabalhador e é captado após o cálculo do imposto de renda. Assim, o desconto só é obrigatório quando há decisão judicial.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia12 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política15 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira