Investimentos
Debêntures: o que são, tipos, rendimento, prazo e como investir
Classificadas como investimento em renda fixa, as debêntures podem contribuir para uma carteira mais rentável.
Em momentos de juros baixos no Brasil, diversos investidores procuram alternativas de investimentos com maiores rentabilidades. Nesse sentido, estão as debêntures, títulos de dívidas emitidos por empresas que não são classificadas como instituições financeiras ou de crédito imobiliário.
Isso significa que o dinheiro aplicado é utilizado como um empréstimo por parte do investidor para a companhia. Dessa forma, quem investe se torna um credor da empresa em questão, e passa a receber juros fixos ou variáveis ao final do período estipulado. Ou seja, é como se a pessoa que vai investir adquirisse parte da dívida da instituição para si. De forma detalhada, as debêntures têm o seguinte funcionamento:
- Uma determinada empresa precisa de capital para financiar suas atividades;
- A empresa lança as debêntures no mercado financeiro;
- O investidor interessado compra essas debêntures da empresa;
- Após um determinado período, o investidor começa a receber juros sobre o dinheiro investido.
Tipos de debêntures
Debêntures conversíveis: podendo ser convertidas em ações e, dependendo da cláusula do título, é possível também fazer a troca por ativos ou papéis de terceiros.
Debêntures não conversíveis ou simples: não podem ser convertidas em ações ou outros ativos.
Debêntures permutáveis: nesse tipo, os investidores têm o direito de escolher como preferem receber o pagamento desta aplicação, podendo ser em forma de ações ou ativos da empresa.
Debêntures incentivadas: são os títulos ofertados pela empresa com intuito de utilizar o capital na execução de reformas ou ampliação de infraestrutura, por exemplo.
Rendimento das debêntures
- Prefixados: a rentabilidade do título é definida no momento da compra, ou seja, o rendimento está diretamente relacionado a uma taxa de juros combinada antecipadamente.
- Pós-fixado: nesse caso, a rentabilidade está relacionada ao Certificado de Depósitos Bancários (CDI). Isso significa que o rendimento não pode ser previsto no momento da compra do título.
- Híbridos: A rentabilidade híbrida é uma união das taxas prefixada e pós-fixada. Assim, o investidor recebe, ao final do prazo estipulado, a taxa de juros combinada e, somado a esse valor, um percentual atrelado a um indicador, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Prazo de investimento
O prazo de investimento de uma debênture pode apresentar bastante variação. Dessa forma, é possível encontrar tanto títulos que vão vencer em alguns meses, quanto papéis com vencimentos marcados em 10 anos ou mais. Assim, é imprescindível que o investidor interessado se atente às características do ativo para construir a estratégia de forma assertiva.
Como investir em debêntures
Para quem deseja se tornar um investidor de debêntures, vai passar por um processo simples e rápido. Para tal, é preciso ter uma conta ativa em uma corretora de valores e dispor de saldo disponível para fazer a aplicação. É possível realizar o investimento através do site da corretora.
Outro fator que vale a pena ser mencionado é a possibilidade de sanar todas as dúvidas com os analistas da instituição. Dessa forma, o investidor fica seguro com relação à aplicação escolhida.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras