Economia
STF toma importante decisão sobre pais ‘solo’
Os ministros decidiram pela extensão do benefício da licença-maternidade aos pais de famílias monoparentais, aquelas que não vivem com a presença da mãe.
Nesta última quinta-feira (12), o Supremo Tribunal Federal anunciou a decisão, de forma unânime, que é inconstitucional a vedação de um benefício equivalente à licença-maternidade de 180 dias a servidores públicos federais que vivem como pais ‘’solo’’.
Veja também: LinkedIn pagará 9 milhões a mulheres que recebiam menos que homens
Isto é, os ministros decidiram pela extensão do benefício da licença-maternidade aos pais de famílias monoparentais, aquelas que não vivem com a presença da mãe.
Isso advém de um processo sofrido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recorreu da decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
O TRF3 concedeu essa licença de 180 dias a um perito médico, que é pais de crianças gêmeas geradas nos Estados Unidos, através de do processo da fertilização in vitro e barriga de aluguel. Nesse sentido, o STF ratificou a decisão.
O relator, ministro Alexandre de Moraes, considera que é inconstitucional qualquer previsão do regime de previdência do servidor público que não estenda ao pai monoparental os mesmos direitos de licença maternidade garantidos à mulher.
O relator destaca que a Corte, por inúmeras vezes, assegura os direitos para aquelas mulheres gestantes com o objetivo de contribuir para seu bem-estar. E também se apoia na Constituição Federal que impões a prioridade à proteção integral da criança, o que pressupõe os direitos ao pai solo.
A decisão ainda é uma tese de repercussão geral, isto é, é aplicado para os processos similares, artigo 227 da Constituição Federal. O artigo protege integralmente os direitos da criança com absoluta prioridade e ainda define o princípio da maternidade responsável e do direito à licença-maternidade.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas