Imposto de Renda - IRPF
Motoristas de aplicativo podem declarar o Imposto de Renda
É importante lembrar, que o motorista de aplicativo está dentro dos profissionais autônomos. Confira a matéria e saiba mais!
O prazo para entrega do Imposto de Renda 2022, já está se esgotando. Os motoristas de aplicativo devem realizar a declaração, informando todos os valores que recebem através de suas corridas.
Veja também: Como reduzir o Imposto de Renda?
É importante lembrar que o motorista de aplicativo está dentro dos profissionais autônomos, esses, que não possuem quaisquer vínculos empregatícios e que recebem o lucro de pessoas físicas, por meio de uma administradora da plataforma.
Além disso, esses profissionais podem realizar a declaração todos os meses, usufruindo do carnê-leão, programa no qual realiza o cálculo do valor a pagar, automaticamente.
Para facilitar o preenchimento, os valores presentes no carnê, são reaproveitados para a declaração do imposto de renda posterior, fazendo somente a importação dos dados.
Para consultar a renda tributável, é preciso que o motorista realize alguns cálculos. Perante as regras do IR, os valores tributáveis de um motorista de aplicativo, é referente à 60% sobre o lucro total das corridas concluídas. Assim, caso a renda tenha sido maior que R$ 28.559,70 no último ano, será preciso a entrega da declaração.
Porém, em outros casos, se o trabalhador possuir mais um emprego além das corridas de aplicativo, ele terá que calcular todos os salários recebidos em 2021, junto ao restante do outro serviço.
Por fim, para preencher o carnê-leão, o contribuinte deve se dirigir até o portal da Receita Federal. Confira abaixo o passo a passo:
– Ao acessar o carnê-leão, selecione o ano “2021” para preencher a planilha relativa aos ganhos com corridas efetuadas no ano passado
– Clique em “Configuração” no menu do lado esquerdo da tela. Marque “Sim” no item “Trabalhador Autônomo”. E marque “Não” no item “Rendimentos/Pagamentos Exterior”.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia10 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política13 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira