Mercado de Trabalho
A carreira dos sonhos: Descubra a mais promissora para os próximos anos
Você já ouviu falar no profissional de ESG? Aprenda o que é e porque essa deve ser a carreira mais promissora no futuro!
O mercado de trabalho pode causar muitas dúvidas e inseguranças, já que é muito difícil de entender e prever como serão os hábitos, negócios e carreiras que estarão em alta nos próximos anos. Apesar disso, é possível buscar algumas tendências como base para essas informações.
Inclusive, existe um economista chamado Joseph Schumpeter, que elaborou uma teoria para tentar compreender melhor o mercado de trabalho, chamada de teoria das ondas de inovação. De acordo com ela, um profissional será muito requisitado nos próximos 20 anos.
Trata-se do profissional de sustentabilidade e ESG – Environmental, Social and Governance — ou algo como “Ambiental, Social e Governança”, em português — já que estamos na onda da sustentabilidade desde 2020 e, nela, ficaremos até 2045, no mínimo.
A busca pelos profissionais qualificados em ESG ficou tão grande, nos últimos anos, que esse tipo de funcionário já está em falta no mercado de trabalho, tendo em vista a pouca quantidade de pessoas especializadas no assunto.
Conheça a teoria de Schumpeter
A teoria das ondas de inovação foi criada em 1945, pelo já mencionado economista, que buscava afirmar que o capitalismo não é um organismo estático, mas sim em constante movimento e evolução. Conforme Schupeter, o motor por trás do sistema econômico que o obriga a se reinventar é a destruição criativa.
Por sua vez, a destruição criativa é quando novos negócios, tecnologias, tendências e hábitos chegam à sociedade, com um impacto tão avassalador que toda a economia é reestruturada, fazendo assim com que o capitalismo evolua, seguindo para a próxima onda.
Inclusive, é possível verificar que o mundo já teve 5 grandes ondas completas, mesmo que elas não possuam uma duração determinada de tempo, já que são exatamente as mudanças que fazem com que avancemos para a próxima etapa. Confira as ondas abaixo:
- 1ª onda (de 1785 a 1845): Revolução Industrial;
- 2ª onda (de 1845 a 1900): Idade do Vapor;
- 3ª onda (de 1900 a 1950): Era da Eletricidade;
- 4ª onda (de 1950 a 1990): Produção em Massa;
- 5ª onda (de 1900 a 2020): Redes e Tecnologias da Informação e Comunicação.
A 6ª onda: Sustentabilidade e ESG
Agora, já nos encontramos na sexta onda, que já chamou a atenção de governos, chefes de empresa e estudiosos da economia ao redor de todo o mundo, mudando assim a maneira com que lidamos com o crescimento tecnológico e profissional.
Por isso, uma boa ideia para se destacar no mercado de trabalho pelos próximos 20 anos – no mínimo – é se aprofundar cada vez mais no assunto, se tornando um profissional capacitado e especialista em ESG, o que definitivamente será um diferencial entre a concorrência.

-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo6 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil