Saúde
Estudo mostra que alimentos processados aumentam a fome; entenda
Quanto mais alimentos processados você come, mais fome você sente! Entenda o motivo disso acontecer e veja como evitar.
O consumo de alimentos processados tem aumentado muito nos últimos tempos. Contudo, isso contribui para o aumento das doenças crônicas, afetando diretamente a qualidade de vida da população.
Mas devido a uma rotina corrida, muitas pessoas acabam optando por esse tipo de alimentação, que é uma opção mais rápida, e muitas vezes até mais saborosa. Porém, alguns estudos vêm encontrando um mecanismo por trás desses alimentos que nos fazem quase viciar neles.
Se você observar com atenção a embalagem desses produtos, verá que a lista de ingredientes deles é grande, e geralmente não são componentes naturais. Em sua maioria, os alimentos processados são ricos em sódio, conservantes, açúcar, gordura, corantes e muitas outras substâncias que não agregam nada à saúde.
A Universidade de Sidney, na Austrália, encontrou uma relação destes alimentos com o aumento de peso na população. A pesquisa por trás dos dados encontrados contou com 9.341 participantes adultos, que foram acompanhados por um ano.
No estudo foi observado o motivo pelo qual os participantes voltavam a buscar por mais destes alimentos, e notou-se que pessoas que consumiam mais proteínas acabavam ingerindo menos calorias.
Já aqueles que ingeriam menos proteína durante o dia acabavam procurando alimentos mais calóricos. Esse fenômeno é chamado de “fome de proteína”, que ocorre quando o organismo busca suprir a necessidade deste nutriente e acaba aumentando a fome.
Portanto, quando a pessoa ingere alimentos pobres em proteína, como os processados, o organismo continua solicitando o nutriente, gerando mais fome e um consumo maior de calorias.
Isso porque as pessoas não conseguem diferenciar os tipos de fome, o que acaba levando-as a, muitas vezes, procurar alimentos com mais energia, o que consequentemente causa o aumento de peso.
O que mata sua fome?
Quando estamos com muita fome, costumamos focar em alimentos com alta saciedade, como carboidratos e gorduras. Porém, muitas vezes, esta fome é só seu organismo pedido para que você supra sua necessidade de proteína.
Mas, em muitos casos, as pessoas optam por alimentos mais gostosos, como pizza, hambúrguer, refrigerante, biscoitos, entre outros, enquanto o que de fato resolveria seria ingerir leite, feijão, ovos, carnes ou outros grãos.
Ter uma alimentação balanceada ajuda a população a entender melhor o funcionamento do organismo, além de suprir mais facilmente as necessidades diárias de nutrientes, resultando, assim, em uma ingestão menor de calorias.
É bom ficar atento ao consumo de alimentos processados, pois eles aumentam ainda mais os riscos de doenças crônicas.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia10 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia24 horas atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]