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A indústria de beleza em choque: Amyris, dona da Biossance, declara falência

Entenda como a abertura de falência da Biossance pode impactar nas marcas de cosméticos que possui e quais as consequências.

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A marca de biotecnologia Amyris, que, por sua vez, é dona das marcas de beleza como Rose Inc e Biossance, declarou falência, conforme anunciou ao mercado na última quarta-feira, 9, o que pegou muita gente e outras marcas do mesmo setor de surpresa.

A empresa, que se destacava por combinar ingredientes sustentáveis e inovadores com o marketing feito por celebridades, entrou com pedido de falência nos Estados Unidos, que aqui seria o equivalente a uma recuperação judicial. Para sair da crise, a empresa pretende vender suas marcas de consumo, melhorando assim a liquidez.

A Amyris anunciou que garantiu um financiamento de US$ 190 milhões para garantir as operações diárias, e que suas entidades fora dos EUA não estão envolvidas no processo de falência. A empresa listou ativos estimados na faixa de US$ 500 milhões a US$ 1 bilhão e passivos entre US$ 1 bilhão e US$ 10 bilhões.

A falência da empresa acontece em um momento de desafios globais para as marcas de beleza, que enfrentam o aumento das taxas de juros, os altos preços da energia e a concorrência acirrada. Nos últimos anos, pudemos ver outros nomes entrando em processo de insolvência.

“A reestruturação visa melhorar a estrutura de custos, a estrutura de capital e a posição de liquidez da empresa, ao mesmo tempo em que simplifica o portfólio de negócios da Amyris para focar em suas principais competências em P&D”, disse a empresa no anúncio oficial.

Aqui no Brasil, tudo indica que os escritórios das marcas Biossance e Rose Inc. sejam fechados, mas com a venda dos produtos ainda sendo feitas, com as operações sendo comandadas de fora, pelos responsáveis nos Estados Unidos.

Além disso, a Amyris poderá continuar operando suas marcas através de parceiros de varejo e das populares plataformas de comércio eletrônico das marcas enquanto o processo de venda não é totalmente finalizado, o que pode ser uma espécie de última chance.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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