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Economia

A leitura ‘política’ do PIB do 2º tri isenta o governo da desaceleração mas não da alta

Fatores externos sobre a agropecuária ditaram a redução da atividade, enquanto juros limitaram as altas do consumo familiar, por exemplo

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Se for feita uma leitura ‘política’ do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, há que se admitir que o governo Lula não tem culpa pela desaceleração e é responsável pela taxa de crescimento acima da média das análises esperadas.

A alta de 0,9% foi puxada pela indústria, serviços e consumo familiar, respectivamente 0,9%, 0,6% e 0,9%, impulsionados, em alguma medida, por programas de transferência de renda.

O Bolsa Família, por exemplo, foi relançado em março. Voltou a aumentar o número de famílias beneficiadas, reduzido pelo governo passado, além de incorporar logo de cara mais R$ 150, chegando a um valor médio de R$ 699.

A expansão de 0,7% dos gastos do governo pode ser vista como um indutor paralelo, tanto quanto a melhora do desempenho na geração de empregos que veio pelo aumento da confiança na economia, entre outros pela aprovação que se previa do marco fiscal no Senado e da reforma tributária pela Câmara – como se concretizaram ao final de junho e começo de julho.

Já o menor crescimento do PIB, frente ao forte impulso de primeiro trimestre, corrigido para 1,8%, é visto fundamentalmente por obra da agropecuária.

Preços em baixa de commodities e carnes no mercado internacional, levaram o grupo a perder 0,9%, frente a grande participação a ditar o PIB de janeiro a março de 21%.

Por fim, ainda pode ser atribuído a resistência de alta Formação Bruta de Capital Fixo, a medida dos investimentos, em 0,1%, aos juros mantidos em 13,75% pelo Banco Central – em agosto a taxa foi reduzida em 0,50 ponto percentual -, alvo preferencial de críticas do governo.

Nesses patamares da Selic, também os grupos que ficaram positivos no PIB de abril a junho acabaram ficando mais limitados.

Com mais de 40 anos de jornalismo, sempre em economia e mercados, já passou pelas principais redações do País, além de colaborações para mídias internacionais. Contato por e-mail: infomercadosbr@gmail.com

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