Conecte-se conosco

Agronegócio

A planta do Pepe Moreno, a peperômia! Aprenda a cuidar da espécie

Linda e muito versátil, a peperômia é uma ótima opção para ambientes internos. Saiba quais os cuidados necessários na hora de cultivá-la.

Publicado

em

Se você procura uma plantinha bonita, versátil e fácil de cuidar, a peperômia é a opção certa! Peperômia, na verdade, é um dos dois grandes gêneros da família Piperaceae, com mais de 1000 espécies registadas.

A maioria delas é compacto, pequena, perene, com folhas gordinhas, pequenas e arredondadas. Algumas plantas do gênero peperômia possuem folhas com uma coloração verde bem escura, outras, no entanto, apresentam tonalidades mais claras, bem como, folhas rajadas e mescladas.

Em geral, todas são muito lindas, e o melhor, pouco exigentes com relação a cuidados. Sendo assim, não tem desculpa para não ter um exemplar em casa!

Essas plantinhas podem ser cultivadas em vasos de tamanhos variados. Também vale apostar no seu efeito pendente, que deixa qualquer cantinho mais alegre e aconchegante. Desse modo, acompanhe as principais dicas para obter sucesso no cultivo das peperômias e coloque em prática já! Confira.

Reprodução: Freepik

Propagação e plantio

É muito fácil reproduzir espécies de peperômia. Ela “pega” muito facilmente a partir de brotos retirados da planta mãe, independentemente do tipo de peperômia.

Sendo assim, para fazer mudas, retire a planta do vaso, remova o excesso de terra e verifique se ela possui touceiras que possam ser destacadas. Depois disso, basta realizar o plantio em outro vaso com substrato enriquecido com material orgânico.

Regue de modo a manter a terra levemente úmida e deixe em local bem iluminado, sem incidência de luz direta. Em alguns dias a nova mudinha vai enraizar.

Você também pode adquirir mudas já desenvolvidas em viveiros, floriculturas e até mesmo em supermercados. As peperômias são muito comuns e fáceis de achar. Além disso, os preços são acessíveis.

Iluminação

Como as folhinhas da planta são muito sensíveis, elas não toleram sol direto. Portanto, busque um cantinho da sua casa que seja iluminado, fresco e ventilado, mas que não receba raios solares direto.

Regas

Não exagere nas regas com a peperômia. Essa espécie, apesar de apreciar umidade, não tolera solos encharcados.

Substrato e adubação

O solo deve ser bem drenável e rico em matéria orgânica. A adubação pode ser feita a cada dois meses e você pode usar matéria orgânica, como húmus de minhoca, ou um adubo químico como o NPK 10-10-10.

Podas

Não há necessidade de podas, exceto caso você note folhas murchas, secas e amareladas. Nesse caso, remova apenas as folhas mortas e doentes.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS