Conecte-se conosco

Saúde

A saúde emocional e o Diabetes tipo 1: entenda como elas podem estar relacionados

Um caso envolvendo o filho de Marília Mendonça levantou uma discussão na internet, sobre questões emocionais e o Diabetes tipo 1. Veja.

Publicado

em

Hoje em dia, sabemos muito de saúde mental e emocional, já que os estudos mostram que podem desencadear diversos outros problemas de saúde física.

Um relato da mãe de Marília Mendonça tem gerado uma discussão bem interessante na internet, a cerca de seu neto.

De acordo com Ruth Dias, mãe da cantora, seu neto pequeno havia desenvolvido diabetes tipo 1 após a morte da mãe, devido a saúde emocional que ficou abalada.

Mas, de acordo com os médicos, fatores emocionais não causam diabetes. Então, teria a mulher se enganado ou mentido sobre a condição da criança?

Na verdade, não. A diabetes tipo 1 não é causada através de uma saúde emocional abalada, porém, essa questão emocional pode desencadear o quadro da doença precocemente.

Nós sabemos que diversas doenças autoimunes se desencadeiam por estresses violentos, como é o caso do menino. Isso implica o desenvolvimento por esse processo autoimune de anticorpos anti às células que produzem insulina no pâncreas, caracterizando o desenvolvimento do diabetes tipo 1”, explica o endocrinologista, Dr. Fadlo Fraige Filho.

Isso quer dizer que o processo emocional acaba antecipando uma propensão que o indivíduo já tem, devido a produção de hormônios, causando uma resposta psicossomática.

Isso acontece porque o aspecto mental acaba sobrecarregando e, na impossibilidade de dar conta, acaba refletindo em outras partes do organismo. Para quem já tem doenças como predisposição genética, a sobrecarga que a mente envia acaba ativando ou agravando sintomas característicos da doença.

No caso do pequeno Léo, aconteceu algo comum, que costuma acontecer com crianças que passam por estresses desse tipo. Algumas crianças passam a ter sintomas de repetição ou, até mesmo, coceiras estranhas pelo corpo, um alerta do organismo que algo não está certo na mente.

Neste caso, como ele já havia uma predisposição, o alerta aconteceu ali. De acordo com o endocrinologista, procurar ajuda de um profissional da psicoterapia é a melhor forma para tratar essa criança, comungando, é claro, com ajuda de outros profissionais.

Entre os sintomas de diabetes tipo 1 estão o emagrecimento rápido sem causa aparente, muita sede, alta micção e desidratação.

Para o tratamento, Léo terá que aplicar insulina e fazer um acompanhamento alimentar, para que sua vida com a doença seja confortável, além de atividade física

Felizmente, hoje em dia, existem algumas alternativas mais confortáveis para aplicação da insulina, pois a doença não tem cura, apenas diminuição dos sintomas e riscos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS