Conecte-se conosco

Tecnologia

A surpreendente despedida de uma ferramenta da OpenAI: Saiba qual!

Publicado

em

A motivação por trás da criação da OpenAI foi o reconhecimento dos avanços rápidos na área de inteligência artificial e a preocupação de que seu impacto pudesse ser concentrado nas mãos de poucas organizações ou indivíduos, levando a consequências indesejáveis.

Dessa forma, a OpenAI visa abordar essa questão buscando construir uma IA avançada, mas também garantindo que ela seja usada para o bem de toda a sociedade. Por isso, a empresa anunciou os mais variados tipos de projetos e ferramentas que podem ajudar inúmeros usuários.

Contudo, a OpenAI precisou dar fim em uma ferramenta em específico, o que pode assustar aos usuários desavisados.

Qual foi a ferramenta que a OpenAI precisou encerrar?

Com a popularização do ChatGPT, surgiu uma crescente preocupação em relação à autoria de textos e trabalhos acadêmicos. Para ajudar ainda mais, a OpenAI desenvolveu o AI Classifier, uma ferramenta criada para identificar textos gerados artificialmente.

Mas, recentemente, a empresa anunciou a descontinuação dessa ferramenta devido à sua baixa precisão em detectar materiais gerados por inteligência artificial. Apesar de sua utilidade, as ferramentas de IA generativa, incluindo o ChatGPT, apresentam algumas falhas inerentes.

Entre elas, as chamadas de alucinações da IA, onde podem inventar fontes ou referências inexistentes, comprometendo a confiabilidade do conteúdo produzido.

O AI Classifier foi lançado no início deste ano com o propósito de identificar a autoria real desses conteúdos, ou seja, se foram criados por uma inteligência artificial ou por um ser humano. A questão é que a empresa decidiu interromper o serviço devido à dificuldade de entregar uma taxa de precisão satisfatória dos textos de forma rápida.

E é bom reforçar o aviso: se você achava que poderia ser o ChatGPT, pode ficar despreocupado. O chatbot segue firme e forte em seu propósito. Recentemente o serviço ganhou até um aplicativo para Android e iOS, o que reforça ainda mais o sucesso e uso do ChatGPT pelo público.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS