Conecte-se conosco

Saúde

Acorda cansado? Pode ser o lado em que você dorme, diz pesquisa

O lado direito e o lado esquerdo da cama podem causar efeitos diferentes nas pessoas, segundo pesquisadores.

Publicado

em

Dormir bem é essencial para manter a disposição física e mental para encarar as atividades diárias. De acordo com um estudo realizado pela Universidade British Wool, o lado no qual você repousa pode afetar os seus níveis de descanso e bem-estar no dia seguinte.

Essa pesquisa ouviu cerca de 1.500 pessoas e concluiu que aqueles que dormiam do lado direito se sentiam mais tontos pelas manhãs, em comparação aos que alegavam preferir o esquerdo. O trabalho também notou que, apesar de alguns indivíduos relatarem que “apagavam” mais facilmente deitados para a direita, eles acordavam mais cansados.

O modo de dormir também apresentou relação com o estado de humor dos voluntários avaliados. O levantamento aponta que as pessoas que preferiam a direita tendiam a ser mais mal-humoradas, com uma porcentagem de somente 38% alegando o contrário.

O sono é fundamental para a saúde

Conforme alertam os médicos, noites de sono ruins podem causar diversos problemas para o nosso organismo, uma vez que o sono é responsável por regular uma série de substâncias vitais para a manutenção da vida. Dentre os males mais comuns a que esse problema pode levar, estão a diabetes, a demência, a depressão, além de dificuldades com a memória.

Portanto, caso você esteja com dificuldades recorrentes para dormir, deve procurar ajuda imediatamente. Pode parecer bobagem, mas se privar de descanso por longos períodos é perigoso, e os estragos causados muitas vezes se tornam irreversíveis.

Afinal, é durante esse tempo de relaxamento que o nosso cérebro se reestabelece, e o corpo elimina toxinas produzidas durante as horas despertas, em um processo de renovação. Vejamos, então, a algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:

  • Crie uma rotina, o corpo e a mente precisam e gostam disso.
  • Troque o pijama mesmo quando não tiver planos para sair de casa naquele dia.
  • Tenha um período definido para o lazer.
  • Faça exercícios físicos todos os dias, mesmo que dentro de casa.
  • Realize alguma atividade mental ou intelectual (estude, leia, produza).
  • Pare para ver um filme, uma série, brincar com os filhos ou animais de estimação.
  • Não se exponha em demasia às notícias perto da hora de dormir.
  • Tome sol pela manhã, isso ajuda a sincronizar seu ritmo.
  • Não abuse de remédios, não se automedique e evite usar produtos de tarja preta sem necessidade.
  • Procure sempre ajuda médica quando precisar.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS