Conecte-se conosco

Saúde

Adeus, refri! Choques de realidade de um estudo revelador

Descubra alguns motivos para abandonar de vez, ou pelo menos diminuir muito, o consumo de refrigerantes.

Publicado

em

Se você consome refrigerantes, deve saber que essa prática pode fazer muito mal para a sua saúde, não é? Pois é, existem vários motivos para abandonar de vez ou, pelo menos, diminuir consideravelmente o consumo dessa bebida, que pode trazer sérios problemas para o seu coração, sua mente e, é claro, seu corpo.

E é exatamente isso que um estudo recente visou compreender, feito de maneira colaborativa entre pesquisadores da China e dos Estados Unidos, com os resultados publicados no BMJ. Os resultados surpreendem, revelando que o consumo excessivo dos refrigerantes está relacionado com pelo menos 45 complicações de saúde distintas.

Então, se você está em busca de um empurrãozinho adicional para conseguir largar essas bebidas extremamente prejudiciais, separamos alguns dos principais motivos listados no estudo, que podem comprovar todos os malefícios trazidos pelo consumo de refrigerantes.

Por que largar o refrigerante?

Inicialmente, o estudo mencionado demonstrou uma correlação direta do consumo excessivo dos refrigerantes com 10 problemas cardiovasculares distintos, entre eles: acidentes vasculares cerebrais (AVCs), hipertensão arterial e ataques cardíacos.

Outra informação, essa mais conhecida pelo público geral, é que o consumo dessas bebidas está associado com tipos diferentes de câncer, como no pâncreas, na mama e na próstata.

O consumo excessivo de açúcar, amplamente presente na maioria das opções de refrigerantes tradicionais, também está relacionado a outras condições específicas, como cáries dentárias, asma e até mesmo em quadros de depressão.

Se ainda não são motivos suficientes para repensar o seu consumo de refrigerante, saiba que a ingestão de bebidas açucaradas está associada a um risco de 17% para doenças cardíacas, na hipótese de desenvolvimento de gota e um aumento de 4% no perigo de morte.

Então, como estamos falando de bebidas açucaradas, em muitos casos a recomendação de ficar atento com o consumo excessivo vai além dos refrigerantes, já que energéticos, sucos de caixinha e chás industrializados também são conhecidos por serem excessivamente doces.

Se não conseguir cortar de vez o consumo dessas bebidas, os pesquisadores recomendam que, no mínimo, seja estabelecido um limite para tomá-las, que fica entre 200 a 355 ml semanais, equivalendo a uma latinha padrão.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS