Automobilística
Afinal, motoristas com a habilitação de categoria B podem dirigir quais veículos?
É necessário ter a categoria adequada para dirigir determinado veículo, caso contrário, o motorista pode sofrer multas e outras penalidades.
No Brasil, existem algumas categorias de habilitação, A, B, C, D e E, mas você sabe quais veículos podem ser dirigidos por aqueles que possuem a categoria B?
É necessário ter a categoria adequada para dirigir determinado veículo, pois caso você seja pego dirigindo um veículo que não se enquadra na sua categoria de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), poderá levar uma multa gravíssima (no valor de R$ 293,47) e perder 7 pontos por isso.
E não somente são somente essas penalidades: o veículo ainda será retido até que alguém que possua a categoria necessária para dirigi-lo se apresente para resgatá-lo.
O artigo responsável por detalhar os veículos que cada categoria pode conduzir é o 143 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece os parâmetros e as regras para a CNH no Brasil. O capítulo 14 é o que explica quais veículos podem ser conduzidos por cada categoria, em especial, a categoria B.
Muitos brasileiros possuem essa categoria de habilitação e acreditam que podem dirigir apenas carros, mas isso está longe de ser verdade. Claro, pode-se dirigir carros, mas não apenas esses.
A categoria de habilitação B pode conduzir veículos de quatro rodas que não excedam 3.500 quilogramas e que a lotação, sem contar o motorista, não ultrapasse oito passageiros. Assim, é possível dirigir pequenos caminhões e furgões. Também é possível dirigir quadriciclos e Kombi, desde que, no segundo caso, não seja para o transporte escolar.
A categoria que permite fazer o transporte escolar e também a condução de vans é a D, que também tem um número limite de passageiros, sem contar o motorista.
A diferença está na formação dessas categorias, a D, que, por sua vez, passa por um processo especial para aqueles que vão conduzir veículos de forma remunerada. Além disso, podem dirigir micro-ônibus e ônibus.
É possível ter mais de uma categoria?
Sim. Por regra, em sua primeira habilitação, é possível adquirir as categorias A e B ou as duas ao mesmo tempo. Para os já habilitados na categoria B, é possível adicionar a D ou E, e a categoria D pode adicionar a E. No entanto, só é possível adicionar as categorias C, D ou E após um ano da emissão da sua CNH na categoria B.
No entanto, para adicionar essas novas categorias a sua habilitação, é necessário passar por um exame toxicológico, mesmo que o motorista não vá exercer atividade remunerada.
Agora, para aqueles que querem exercer atividade remunerada, é necessário também passar por um exame psicotécnico.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira19 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia14 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?