Conecte-se conosco

Curiosidades

Agosto seguirá com bandeira verde para energia elétrica

O mês de agosto, ao que tudo indica, irá continuar com a bandeira verde na energia elétrica. Confira aqui o que está ocorrendo!

Publicado

em

No dia 29 de julho de 2022, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fez o anúncio de que iria manter a bandeira verde nas contas de luz para o mês de agosto para todos os consumidores do Brasil. Em vista disso, as contas de luz irão continuar sem cobrança adicional esse mês. Em tese, isso significa que as condições de geração de energia no território nacional são favoráveis, não sendo necessário adicionar usinas mais caras para gerar energia elétrica.

Por conseguinte, é importante destacar que a bandeira verde entrou em vigor no dia 16 de abril de 2022. Sendo que desde o mês de setembro de 2021 até o dia 15 de abril de 2022, a população brasileira pagava um adicional de 14,20 reais por quilowatt-hora (kWh) consumidos, devido à bandeira de escassez hídrica que estava em vigência.

Antigamente, quando acontecia de ter dificuldade na geração de energia, geralmente, os custos que eram “a mais”, costumavam ser repassados somente no reajuste anual de cada empresa e incidia juros. No entanto, hodiernamente, os recursos são cobrados e repassados às distribuidoras de energia por todo o território nacional através da convenção adotada, chamada de “conta bandeiras”.

Por fim, é importante deixar claro que esse sistema de bandeiras foi criado pela Aneel no ano de 2015, indicando o custo real da energia gerada. Dessa maneira, esse sistema permite fazer um bom uso da energia elétrica por parte dos consumidores. O cálculo que está incluso nas bandeiras considera dois fatores: Risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês); e Preço de energia (PLC).

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS