Conecte-se conosco

Empresas

Airbus espera parar de queimar caixa no 4° trimestre

Meta segue intacta mesmo após a França anunciar um novo lockdown nacional na véspera.

Publicado

em

A Airbus afirmou nesta quinta-feira que prevê o fim do consumo de caixa no quarto trimestre, sinalizando aos investidores um possível rumo para o encerramento da crise, após a companhia agilizar as entregas para empresas aéreas.

A companhia disse que a primeira meta oficial desde a suspensão de sua previsão anual em abril continuava de pé após a França comunicar um novo lockdown nacional na véspera.

A Airbus aprendeu muito sobre como se adaptar durante os sete meses de crise, disse o presidente-executivo da fabricante de aviões, Guillaume Faury.

Contudo, ele disse tráfego aéreo está levando mais tempo do que o esperado para se recuperar do choque vivido no início da pandemia, quando as companhias aéreas foram obrigadas a suspender os voos.

“Acreditamos que teremos que conviver com a circulação do vírus por um longo período”, previu Faury.

As ações da Airbus mostravam volatilidade, à medida que as preocupações ligadas à pandemia lutavam pelos holofotes com uma previsão de caixa otimista e lucro operacional acima do que o esperado, excluindo gastos de reestruturação de 1,2 bilhão de euros.

O lucro operacional do terceiro trimestre despencou 49%, para 820 milhões de euros, também acima as previsões do mercado, ao passo que a receita recuou 27% para 11,2 bilhões, abaixo do esperado.

A Airbus avançou nas entregas, em parte, assinando acordos com companhias aéreas para guardar as aeronaves enquanto não operam. Mas um novo lockdown na França gerou questionamentos sobre sua capacidade de entregar jatos sem novos empecilhos, disseram fontes da indústria.

Segundo pessoas que monitoram o cronograma, a Airbus quer entregar entre 500 e 550 aeronaves em 2020, ante 863 em 2019. A empresa não anunciou oficialmente as metas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS