Conecte-se conosco

Saúde

Alerta de Harvard: conheça a bebida mais cancerígena já descoberta!

A bebida, mesmo que consumida moderadamente, aumenta demasiadamente os riscos de variados tipos de câncer.

Publicado

em

Com o passar dos anos e a evolução da ciência, cada dia que passa descobrem-se hábitos de vida que podem colaborar ou atrapalhar o desenvolvimento de um câncer, e uma bebida específica pode aumentar o risco de vários tipos da doença.

Umas das fontes que fornece informações a respeito desse tema, com base em estudos sérios, de modo confiável, é o Cancer FactFinder.

Trata-se de um site da Escola de Saúde Pública da Universidade de Havard. O site em questão fornece informações responsáveis ​​sobre o que pode ou não levar a um câncer. Recentemente, o referido site alertou para o consumo de bebidas alcoólicas.

Segundo o site de Harvard:

“Há um forte consenso de que o uso de álcool pode causar vários tipos de câncer, e foi classificado como cancerígeno do Grupo 1 (o que significa que é cancerígeno em humanos) pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer ( IARC).”

O motivo é que o consumo de álcool desencadeie o acúmulo de acetaldeído, subproduto tóxico do etanol, que é o álcool puro. Ocorre que, no fígado, o etanol se transforma em acetaldeído que, em abundância, pode interromper o processo de ligação do DNA, levando às células a não se replicarem perfeitamente.

Sabe-se, também, que quanto maior o consumo de álcool por uma pessoa ao longo do tempo, maior é o risco dela desenvolver câncer associado a esse hábito.

Segundo o National Cancer Institute, existem tipos específicos de câncer associados ao consumo de álcool. São eles: câncer de cabeça e pescoço, câncer de cavidade oral e garganta e câncer de laringe.

Há outros tipos de câncer que as pessoas que consomem álcool tem maior propensão a ter em comparação aos que não bebem: câncer esofágico, de fígado, mama e colorretal.

Se somadas a outros fatores de risco, como histórico pessoal ou familiar de câncer, obesidade, infecções virais e contato com produtos químicos específicos, bebidas alcoólicas são muitíssimo perigosas de serem consumidas quando o assunto é câncer.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS