Conecte-se conosco

Saúde

Alerta: novo estudo revela perigos do consumo excessivo de açúcar para a saúde

Pesquisa realizada no Reino Unido mostra que o consumo de açúcar está relacionado ao aumento dos casos de AVC. Entenda.

Publicado

em

Atenção, mais um estudo revela os malefícios do excesso de açúcar para a saúde humana, dessa vez, foi estudada a relação entre o alimento e o aumento do risco de AVC. Entenda.

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, realizaram um estudo com mais de 100 mil pessoas, monitorando sua saúde por meio de questionários.

Estilo de vida, alimentação, fatores sociodemográficos e questões de saúde foram pontos importantes dessa pesquisa que durou quase nove anos.

Os resultados, publicados na revista científica BMC Medicine em fevereiro de 2023, mostrou a relação entre o consumo de açúcar em produtos industrializados dessas 110 mil pessoas e a chance de ocorrência de AVC, acidente vascular cerebral, entre os participantes da pesquisa.

As chances de ocorrência de AVC aumentaram em 10% entre aqueles que têm um alto consumo de açúcar através da ingestão de alimentos industrializados com alto teor de açúcar livre, adicionado artificialmente aos produtos.

O grupo de participantes tinha idades entre 45 e 65 anos e cerca de 12% das calorias diárias eram derivadas desse açúcar.

A pesquisa mostrou que essa ingestão estava diretamente associada à maior ocorrência de doenças cardiovasculares e cardíacas isquêmicas, causadas por coágulos sanguíneos que diminuem o fluxo de sangue no coração.

O consumo de uma simples barra de chocolate a mais por dia, um aumento de cerca de 5% na ingestão de açúcar livre, pelo indivíduo aumentaria o risco de AVC em 10%.

Mortes por doenças cardíacas vêm aumentando nos últimos anos e um dos autores do estudo, o professor Tim Key, acredita que a pesquisa deixa claro que um dos motivos é o consumo de açúcar livre através desses alimentos industrializados.

A sugestão para quem gosta de doces é procurar trocar os produtos industrializados por produtos naturais, que se mostram mais saudáveis e também são fontes de energia, como frutas, por exemplo.

Sempre é bom lembrar a importância de uma boa alimentação e de um acompanhamento médico constante para manter a saúde em dia e prevenir malefícios a longo prazo causados por má alimentação.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS