Conecte-se conosco

Saúde

Alerta! Uso prolongado de celular pode afetar negativamente sua mente

Uso excessivo de celular pode causar danos à saúde do cérebro. Saiba como isso acontece.

Publicado

em

celular

Com o avanço da tecnologia, consequentemente, muitos aparelhos eletrônicos foram modernizados, tornando a maioria deles portáteis. Assim, atividades que antes eram exercidas através de um computador, passaram a ser feitas na palma da mão, com o uso do celular.

Além disso, os smartphones não têm sido utilizados apenas para uso profissional ou para comunicação. As redes sociais se tornaram uma ferramenta de entretenimento por meio da qual muitas pessoas podem passar muito tempo sem se dar conta das horas perdidas em frente à tela.

Estudiosos já alertaram sobre as consequências do uso excessivo do celular, no entanto, nem todos levam a questão a sério. Além de problemas visuais, o uso exagerado de smartphones pode comprometer algumas funções cognitivas do cérebro.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos avaliou um grupo de adultos no qual foi observado que eles usaram o aparelho celular cerca de 344 vezes por dia. Ou seja, a cada 4 minutos, os adultos checavam se havia alguma nova notificação em seu aparelho celular.

Foto: Shutterstock

Como o uso excessivo de celular pode afetar a saúde do cérebro?

Um dos principais impactos na saúde do cérebro é a falta de concentração em atividades simples, como dirigir, estudar e até mesmo trabalhar. Isso porque o uso excessivo do celular pode ser viciante, fazendo com que o indivíduo desvie sua atenção para as atividades essenciais do dia a dia.

Uma pesquisa elaborada em 2017 apontou que as pessoas observadas que estavam próximas de seu aparelho celular tiveram alteração em alguns comportamentos. Os voluntários que participaram da pesquisa tiveram algumas reações diferentes quando o aparelho estava sob seu campo de visão.

Os principais pontos observados em relação ao comportamento alterado foram as reações de algumas lembranças dos voluntários, já que algumas memórias deles não condiziam com o que tinha acontecido há alguns instantes. 

O estudo também retirou os aparelhos celulares do ambiente em que estavam os voluntários da pesquisa. Nesse momento, foi observado que houve uma melhora significativa em alguns pontos, mas o desempenho cognitivo continuava afetado.

Isso porque as pessoas observadas continuavam com a mente ligada aos aparelhos celulares, preocupadas com o fato de estarem longe dos smartphones, tendo sua concentração prejudicada por essa insegurança.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS