Economia
Anatel reforça o combate a pirataria e deve multar usuários da TV Box
Anatel pretende adicionar mudanças na legislação e quer aplicar multas àqueles que usam de meios ilegais, como o TV Box, para consumir conteúdo.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem reforçando o combate à pirataria no Brasil e isso a levará a multar quem usa TV Box. O aparelho é um transmissor de conteúdo, muitas vezes, de canais por assinatura, muito utilizado para assistir aos canais sem pagar nada.
O que adiantamos é que a agência pretende adicionar mudanças na legislação e aplicar multas àqueles que utilizarem meios ilegais para consumir conteúdo.
Uma dessas mudanças propostas não agrada as empresas do setor de TV por assinatura, visto que a Anatel vem analisando uma maneira de legalizar a operação feita pela TV Box.
Na consulta realizada com o público, o texto divulgado previa a fiscalização desses softwares por meio de um sistema de organismo de certificação. Essa medida seria tomada a fim de diminuir a pirataria por parte do público que consome o conteúdo por esse transmissor.
Por outro lado, temos operadoras que disponibilizam a TV por assinatura, tais como Vivo, Claro e a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), que não foram a favor da medida. Elas questionaram se esta era, de fato, a melhor maneira de contornar esse tipo de prática criminosa.
A associação afirma: “Os associados da ABTA entendem que a melhor ferramenta para combater a comercialização e o uso desses equipamentos é mesmo a interrupção de seu funcionamento a partir dos provedores de conexão brasileiros. Essa medida reduzirá a demanda e, por consequente, a oferta das smart TV boxes ilegais no país“.
Por sua vez, a Roku, uma importante figura do setor da TV Box também se mostra contra a medida e afirma que a ideia proposta pela Anatel é extremamente difícil de ser feita. Talvez até impossível.
Também afirma que mesmo o seu próprio sistema antipirataria não consegue monitorar todos os aparelhos e conteúdos neles apresentados.
“Como resultado, as empresas que oferecem produtos e serviços legítimos podem ser banidas do mercado brasileiro, pois não pode haver garantia prática de que cada parte do conteúdo disponível a cada momento em uma loja de aplicativo tenha sido legalmente carregada“, afirmou a Roku.
Multa para usuários de TV Box
Levando em consideração a pesquisa pública, a Anatel pretende aplicar multas mais caras para aqueles que infringirem a nova resolução. Para os infratores, a multa será no valor de R$ 110, caso sejam denunciados.
A multa vale para os usuários do produto e também para aquelas empresas que comercializam o produto.

-
Bancos2 dias atrás
Bancos podem descontar empréstimo consignado direto da conta do trabalhador demitido
-
Tecnologia2 dias atrás
CEO da Apple prefere mouse de concorrente e gera debate sobre ergonomia
-
Finanças2 dias atrás
Limpar o nome ajuda, mas quando o score realmente sobe?
-
Finanças2 dias atrás
2 auxílios pouco conhecidos do Cadastro Único que podem aliviar seu bolso
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Precisa do número PIS? Veja como consultar essa informação
-
Agronegócio1 dia atrás
Substrato errado pode matar sua rosa-do-deserto; veja como evitar
-
Investimentos2 dias atrás
Saiba por que você pode se arrepender se não começar a investir cedo
-
Economia1 dia atrás
Empreendedorismo sênior bate recorde e ganha diversidade no Brasil