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Apesar do prejuízo no 2º trimestre, retomada rápida da Vivara anima a XP

Prejuízo líquido da rede de joalherias foi de R$ 1,6 milhão no primeiro trimestre, mas o e-commerce apresentou crescimento de 387%.

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Vivara

A Vivara (VIVA3) sofreu os impactos da pandemia no segundo trimestre deste ano. Com mais de 250 lojas da empresa fechadas, a queda do SSS (Vendas nas Mesmas Lojas) foi para -55%. A companhia encerrou o período com prejuízo líquido de R$ 1,6 milhão. A receita líquida caiu mais da metade, indo de R$ 303,3 milhões para R$ 137,6 milhões. 

Enquanto isso, o Ebitda, correspondente ao lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, finalizou em R$ 12,5 milhões, representando um recuo anual de 92,8%.

Apesar dos números limitados, a XP Investimentos avaliou positivamente o desempenho da rede de joalherias. “O resultado veio acima das nossas expectativas e do consenso de mercado. Além disso, acreditamos que a sinalização de uma retomada acelerada ao longo do trimestre deva minimizar as preocupações em relação aos resultados de curto prazo da companhia”, afirmou Pedro Fagundes, analista de Varejo da corretora. 

O e-commerce foi um dos grandes destaques. Entre abril e junho de 2020, o comércio eletrônico da Vivara teve um aumento de 387%. Márcio Kaufman, CEO da companhia, revelou confiança na estratégia omnichannel adotada pela empresa, que deve sair “extremamente fortalecida” da crise. 

A XP ainda falou sobre a retomada das compras de matéria-prima pela Vivara para recompor os estoques de ouro e prata. “Apesar da alta significativa do custo dos metais, acreditamos que a companhia tenha capacidade de preservar sua rentabilidade por meio de um maior poder de precificação, em função da verticalização, e flexibilidade em relação a potenciais mudanças do mix de vendas e/ou ajustes na composição das coleções”, pontuou Fagundes.

A recomendação de compra da ação foi reiterada. O preço-alvo indicado para o fim de 2020 é de R$ 30.

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