Conecte-se conosco

Tecnologia

Aplicativo de downloads é banido da Google Play Store por permitir arquivos piratas!

O aplicativo Downloader era muito utilizado nas Smart TVs com sistema operacional Android. Entenda mais sobre o banimento.

Publicado

em

Nessa sexta-feira (19), a Google Play Store suspendeu o aplicativo Downloader, bastante popular entre os usuários de Smart TVs com o sistema operacional Android. Conforme o serviço, o banimento do app foi feito após uma reclamação da DMCA (Lei os Direitos Autorais do Milênio Digital).

O motivo para a suspensão? O aplicativo estaria permitindo que arquivos fossem baixados de um site pirata. O aplicativo do site AFTVnews combinava um navegador de internet com um gerenciador de arquivos e já havia sido baixado e instalado mais de 5 milhões de vezes oficialmente, ou seja, pela loja de apps do Google.

De acordo com a notificação enviada pelo Google ao desenvolvedor do programa, Elias Saba, diversas emissoras de TV de Israel acusaram o Downloader de disponibilizar aos usuários a instalação de uma outra plataforma, chamada Sdarot.

Por sua vez, o Sdarot é um site polêmico e muito popular em Israel, já que funciona basicamente como uma plataforma de streaming totalmente livre de custos, transmitindo séries de TV internacionais com legenda em hebraico, bem como os programas locais.

Qual é a defesa do criador do Downloader?

Como mencionado, o motivo para suspensão do app não foram seus serviços em si, mas sim a possibilidade de instalação do Sdarot, muito conhecido pela violação contumaz dos direitos autorais em Israel. Assim, o criador do Downloader argumenta que o site pode ser baixado de qualquer navegador web, até do próprio Google Chrome.

Qualquer pessoa racional concordaria que você não pode culpar um navegador da web pelo conteúdo pirata que existe na internet, mas foi exatamente isso que aconteceu com meu aplicativo“, disse Elias Saba em uma publicação na AFTVnews.

Além disso, ele defende que seu aplicativo nunca redireciona os usuários para outros sites específicos, sendo utilizada exclusivamente a própria plataforma, no caso o Downloader. Saba recorreu da suspensão no mesmo dia, mas até o momento o aplicativo continua banido e não sabemos qual deve ser o futuro desse serviço.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS