Conecte-se conosco

Commodities

Após caso de peste em javali, Alemanha suspende embarques de carne suína para a China

Doença inviabilizou a emissão de declarações obrigatórias para as exportações.

Publicado

em

A Alemanha suspendeu temporariamente as exportações de carne suína para a China e alguns países não membros da União Europeia após um caso de peste suína africana ter sido confirmado em um javali na fronteira com a Polônia, informou nesta sexta-feira o ministério da agricultura do país.

Interrompidas pelo caso de peste suína no Estado de Brandemburgo, que tornou inviabilizou a emissão de declarações obrigatórias para as exportações, os embarques de carne suína da Alemanha aos chineses são avaliadas em cerca de 1 bilhão de euros por ano.

A doença é fatal para porcos, mesmo que não seja perigosa para humanos. Milhões de porcos foram sacrificados na China após um surto massivo na maior produtora de carne suína do mundo.

Na ocasião, a peste causou dois anos de aperto na oferta de carnes na China, aumentando importações maiores de outros tipos de proteína e queda na confiança de consumidores sobre as cadeias de suprimento de suínos e alimentos.

“A maior parte dos certificados veterinários exigidos para as exportações de carne suína da Alemanha incluem uma declaração de que a Alemanha está livre da peste suína africana”, anunciou o ministério alemão através de um porta-voz.

“Essa declaração não pode ser feita desde ontem para esses certificados.”

Para os países da UE, as exportações de carne suína alemã continuam devido a uma cláusula que estabelece que restrições a importações devem destinar-se apenas à região onde o caso foi detectado.

“O governo alemão está no momento em negociações com países relevantes com o objetivo de revisar os certificados com uma cláusula de regionalização”, acrescentou.

Empurrados principalmente pelo medo de que o surto de peste suína prejudique as exportações, os preços da proteína na Alemanha recuaram cerca de 14% nesta sexta-feira.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS