Conecte-se conosco

Economia

Aposentadoria para portadores de Esquizofrenia. Confira como obter o benefício

Esquizofrenia é um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir ou se comportar, dando-lhes o direito da aposentadoria. Confira como adquirir o benefício.

Publicado

em

Esquizofrenia, transtorno mental, o qual o indivíduo perde total consciência da realidade, dificultando completamente a separação do imaginário para o verídico.

Do mesmo modo que a depressão, a demência, e o transtorno afetivo bipolar usufruem de remédios, na maioria das vezes, para o auxilio na qualidade de vida do paciente e buscar alguma evolução, o tratamento da esquizofrenia também aplica tais recursos além de consultas clínicas e assistência psicológica. Perante um cenário como esse, o portador do transtorno torna-se debilitado e incapaz de conviver em sociedade, logo fica impedido de participar do mercado de trabalho, decorrente dos sintomas, como alucinações, delírios e alta dificuldade ao raciocinar e controlar seu comportamento.

O tratamento torna-se vitalício, pois na ausência de tais tratamentos agravará o transtorno, tornando muito mais difícil a vida do portador. Contudo, o processo da identificação do transtorno não é algo fácil a ser feito, sendo um processo dificultoso.

Benefício pelo INSS

Para alcançar o auxílio-doença, é preciso atingir alguns requisitos, como por exemplo; não conseguir exercer o ofício por mais de 15 dias consecutivos, além de obrigatoriamente conseguir provar que realmente o individuo é incapacitado e seu quadro clínico irreversível, logo não tendo mais condições de conviver na sociedade.

Para comprovar é necessário que o médico elabore um laudo estritamente detalhado. Quanto mais meticuloso for o laudo mais chances de ser concedido o benefício o paciente terá. Logo após esta etapa, virá o processo de perícia médica feita pelo INSS, e ter no mínimo 12 contribuições.

Há também um benefício sóci-assistencial, onde o INSS fornece no valor de um salário mínimo mensal ao cidadão portador de transtorno mental e é impedido de manter a si mesmo e à sua família, conhecido como Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS).

E se você deseja encaminhar algum dos benefícios acima, é de estrita importância manter atualizados os dados no Cadastro Único para identificar sua renda.

Como adquirir o benefício?

Aqui estão algumas dicas para facilitar seu procedimento.

  1. O primeiro passo esta relacionado a possuir um tratamento médico permanente, pois mediante a avaliação, apenas ter a alegação de ser portador da doença torna-se insatisfatório.
  2. Tenha em mãos prontuários médicos demarcando o começo do transtorno até o momento da perícia. Além de receitas médicas, leve também exames, declarações/laudos minuciosamente detalhados como dito anteriormente constando  estar sob tratamento, pois o perito do INSS, não possui especialidade nessa doença. Devido a isso sua atenção será focada completamente no laudo/declaração médica.
  3. O contexto é de incapacidade total do paciente, sendo dessa forma torna-se obrigatório a presença de um acompanhante para auxiliar nas decisões.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS