Empresas
Apple dobra produção de iPhone na Índia; confira
País asiático está atraindo cda vez mais empresas.
No último ano fiscal, a Apple produziu iPhones no valor de US$ 14 bilhões na Índia, indicando seu contínuo esforço para expandir a fabricação de dispositivos para além da China. A informação é da Bloomberg.
Com as tensões entre os EUA e a China, a Apple tem buscado diversificar sua cadeia de suprimentos, aumentando a produção em países como Vietnã e Índia. Essa mudança é significativa para a empresa, que historicamente tem uma grande dependência da China para a fabricação de seus produtos.
Atualmente, cerca de 14% dos iPhones da Apple são fabricados na Índia, o dobro da quantidade produzida lá no ano anterior, de acordo com o relatório. A empresa Pegatron montou cerca de 17% desses iPhones, enquanto a Foxconn produziu aproximadamente 67%. O restante foi construído pela Wistron.
- Leia: Índia começa a fazer ‘frente’ à China na atração de empresas e investimentos
Apple
Em junho de 2023, o CEO da Apple, Tim Cook, e outros líderes de tecnologia se encontraram com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi na Casa Branca. Cook mencionou à CNBC após a reunião que a Índia representa uma “grande oportunidade”. A Apple inaugurou suas primeiras lojas de varejo no país no ano passado.
Embora a China permaneça um mercado crucial para a Apple, as vendas tiveram um começo difícil este ano. Um relatório da Counterpoint Research de março constatou que as vendas de iPhones na China caíram 24% nas primeiras seis semanas de 2024. A Apple citou uma forte concorrência de outros fabricantes de smartphones, como a Huawei.
Geopolítica
A geopolítica internacional pode ser comparada a uma roda gigante e quem um dia esteve embaixo poderá alcançar o topo em breve. É o caso, por exemplo, da Índia, que já ultrapassou a China no número de habitantes – são 1,428 bilhão de pessoas contra 1,425 do país de Xi Jinping.
O próximo passo é captar novas empresas para que estas se instalem dentro de suas fronteiras e isso não é uma tarefa tão difícil assim, dado ao baixo crescimento econômico reportado pela China e barreiras políticas e empresariais que o país vizinho está implementando e, assim, desagradando os conglomerados internacionais, com destaque para as empresas de tecnologia.
Nesta semana o megaempresário Elon Musk anunciou a intenção de construir uma fábrica da Tesla na Índia, aproveitando as isenções oferecidas e a mão-de-obra barata. Este é, também, um jeito de pressionar a China quanto ao endurecimento de suas leis empresariais.
Outras big techs já transferiram, nos últimos anos, parte de suas operações na Ásia para a Índia, pois relatórios de bancos de investimentos e projeções econômicas se mostram pouco otimistas em relação à China. É o caso da Apple que pode, em breve, transferir toda a sua operação.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo9 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav