Agronegócio
Aprenda a fazer adubo caseiro
Como utilizar restos de alimentos para fazer composto orgânico para suas plantas
Você sabia que pode utilizar restos de alimentos para fazer adubo para suas plantas? O processo é muito simples, além de ser uma alternativa muito benéfica para as verdinhas da sua casa, bem como para o meio ambiente. Então, confira essas dicas!
A princípio, vale ressaltar que a produção de adubo orgânico contribui para a diminuição de lixo produzido, já que a maioria dos alimentos consumidos in natura podem ser reaproveitados para a produção do composto. Desse modo, basta separar os restos de alimentos crus, como verduras não temperadas, folhas, cascas, frutos podres, bagaços, borra de café, cascas de ovos, entre outros. Carnes e alimentos cozidos, não!
Depois, utilizaremos a técnica de compostagem, onde todo esse lixo orgânico, passa por um processo de fermentação aeróbica, se transformando em um composto. Dessa forma, separe o material orgânico coletado e coloque em um balde plástico com tampa. Vá distribuindo os restos de alimentos em camadas, intercalando com palha ou folhas secas.
Deve-se iniciar sempre com as folhas ou a palha, que formarão a primeira camada, colocando-se sobre elas os restos orgânicos disponíveis. Toda vez que colocar uma camada de resíduos alimentares, molhe bem até escorrer e, em seguida, cubra com as folhas ou a palha de modo a tapar os restos de comida. Após preencher todo o balde, tape e deixe em local com corrente de ar e bastante iluminação direta.
Montada a pilha, o tempo para fermentação do composto é de até 60 dias. É importante fazer reviradas a cada 20 dias. Outra vantagem desse tipo de preparo, é que a produção do adubo não exalada cheiro forte. O composto pronto se parece com terra e pode ser utilizado diretamente sobre o substrato das plantas, para adubar vasos, jardineiras, canteiros e jardins, bastando, pois, que se espalhe levemente pela superfície. É o suficiente para que a planta incorpore todos os nutrientes. Aí, é só regar como de costume.
Além de fazer suas plantinhas muito mais felizes e saudáveis, produzir seu próprio adubo é uma questão de consciência ecológica, visto que, você pode transformar seu lixo orgânico em algo bastante útil, contribuindo, desse modo, para um meio ambiente mais sustentável.

-
Finanças11 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo3 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Agronegócio15 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças1 dia atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento