Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda como cultivar tangerinas em casa: passo a passo

Publicado

em

Você já se perguntou como as tangerinas são cultivadas? Essas frutas cítricas, também conhecidas como mexericas ou bergamotas, são deliciosas e nutritivas, mas exigem alguns cuidados especiais para se desenvolverem bem.

É possível ter as refrescantes frutas ao alcance das mãos. A seguir, mostraremos os segredos do plantio de tangerinas, desde a preparação do solo até a produção do suco.

Como cultivar tangerina em casa

Imagem: Kinkates / Pixabay

Primeiramente, é necessário escolher uma variedade adequada de sementes para o seu clima e solo. Existem diversas opções, como a poncã, a murcote, a cravo e a dancy. Cada uma tem suas características de sabor, tamanho, cor e época de colheita.

O segundo passo é preparar o solo onde as mudas serão plantadas. As tangerinas preferem solos leves, profundos e bem drenados. É importante fazer uma análise do solo antes do plantio e corrigir eventuais deficiências de nutrientes ou acidez com adubos orgânicos, ou calcário.

O terceiro passo é plantar as mudas em covas espaçadas entre 6 e 8 metros, dependendo da variedade escolhida. As covas devem ter cerca de 40 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro.

O quarto passo é cuidar das plantas durante o seu crescimento. As tangerineiras precisam de regas regulares, principalmente nos períodos mais secos do ano.

Também é necessário fazer podas de formação, limpeza e renovação, para eliminar galhos secos, doentes ou que atrapalhem a entrada de luz e ar na copa.

Além disso, é preciso proteger as plantas de pragas e doenças, como pulgões, cochonilhas, ácaros, fungos e bactérias. Para isso, use produtos naturais ou registrados para a cultura.

Hora da colheita

O quinto e último passo é colher os frutos e aproveitá-los da melhor forma possível. Geralmente, um pé de tangerina demora dois anos para começar a dar os frutos, possuindo uma estimativa de vida de 20 anos. As tangerinas estão maduras quando apresentam uma coloração alaranjada intensa e se soltam facilmente do galho.

Você pode consumi-las in natura ou fazer um delicioso suco. Para isso, basta lavar bem as frutas, cortá-las ao meio e espremê-las em um espremedor manual ou elétrico. Coe o suco se preferir e adoce a gosto. Você também pode congelar o suco em forminhas de gelo ou em saquinhos plásticos para consumir depois.

Comece agora mesmo a cultivar essa fruta incrível na sua casa. Além de ter frutas frescas e saudáveis à disposição, você ainda desfrutará de um belo visual e de um aroma delicioso no seu jardim.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS