Economia
Aprenda como fazer a autodeclaração rural pelo Meu INSS
A mudança deixará o processo mais rápido, pois terá análise automática com cruzamento de dados. Veja como preencher a autodeclaração.
Com o objetivo de acelerar o processo de aposentadoria e o auxílio-maternidade para trabalhadores rurais, a autodeclaração rural agora pode ser preenchida por meio do aplicativo Meu INSS. Dessa forma, será possível cruzar informações de forma automática, facilitando a análise do benefício.
A autodeclaração rural é um documento que permite que os segurados dessa área consigam benefícios especiais. O documento é obrigatório para que os trabalhadores possam ter direitos concedidos pelo INSS, bem como a aposentadoria por idade ou por invalidez e o auxílio-maternidade ou auxílio-doença.
Antes da mudança o documento era preenchido manualmente pelos próprios trabalhadores, o que algumas vezes dificultava a sua análise.
Agora, para fazer o preenchimento, é preciso que o segurado entre no Meu INSS com o CPF e senha e, na tela inicial, procure pela opção “Novo Pedido”. Em seguida, basta só clicar em “Aposentadoria e CTC e Pecúlio” e, depois, em “Aposentadoria por Idade Rural”.
Na outra tela haverá a oportunidade de atualizar os dados. Feito isso, é só clicar em “avançar”, ler as informações e clicar em “avançar” de novo. Confira seus dados e, se estiver tudo certo, só é preciso responder às perguntas que aparecerão na página.
Em seguida, basta anexar ao site os documentos necessários para que a condição de trabalhador rural seja comprovada e escolher a categoria da atividade realizada.
Há três categorias que podem ser escolhidas a de produtor rural, pescador artesanal e extrativista vegetal; indígena; e empregado rural, contribuinte individual e trabalhador avulso rural.
Como estamos falando da categoria 1, você pode preencher a declaração quando for solicitar a aposentadoria ou até 30 dias depois.
Com essa nova forma de preenchimento da autodeclaração, muitos benefícios podem ser concedidos na hora, desde que as informações estejam atualizadas e de acordo com os critérios da Previdência. Porém, algumas outras situações podem demorar um pouco mais, pois é necessária alguma análise ou atualização de documentos.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia20 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas22 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Mundo23 horas atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia21 horas atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp