Economia
Aprenda como fazer a autodeclaração rural pelo Meu INSS
A mudança deixará o processo mais rápido, pois terá análise automática com cruzamento de dados. Veja como preencher a autodeclaração.
Com o objetivo de acelerar o processo de aposentadoria e o auxílio-maternidade para trabalhadores rurais, a autodeclaração rural agora pode ser preenchida por meio do aplicativo Meu INSS. Dessa forma, será possível cruzar informações de forma automática, facilitando a análise do benefício.
A autodeclaração rural é um documento que permite que os segurados dessa área consigam benefícios especiais. O documento é obrigatório para que os trabalhadores possam ter direitos concedidos pelo INSS, bem como a aposentadoria por idade ou por invalidez e o auxílio-maternidade ou auxílio-doença.
Antes da mudança o documento era preenchido manualmente pelos próprios trabalhadores, o que algumas vezes dificultava a sua análise.
Agora, para fazer o preenchimento, é preciso que o segurado entre no Meu INSS com o CPF e senha e, na tela inicial, procure pela opção “Novo Pedido”. Em seguida, basta só clicar em “Aposentadoria e CTC e Pecúlio” e, depois, em “Aposentadoria por Idade Rural”.
Na outra tela haverá a oportunidade de atualizar os dados. Feito isso, é só clicar em “avançar”, ler as informações e clicar em “avançar” de novo. Confira seus dados e, se estiver tudo certo, só é preciso responder às perguntas que aparecerão na página.
Em seguida, basta anexar ao site os documentos necessários para que a condição de trabalhador rural seja comprovada e escolher a categoria da atividade realizada.
Há três categorias que podem ser escolhidas a de produtor rural, pescador artesanal e extrativista vegetal; indígena; e empregado rural, contribuinte individual e trabalhador avulso rural.
Como estamos falando da categoria 1, você pode preencher a declaração quando for solicitar a aposentadoria ou até 30 dias depois.
Com essa nova forma de preenchimento da autodeclaração, muitos benefícios podem ser concedidos na hora, desde que as informações estejam atualizadas e de acordo com os critérios da Previdência. Porém, algumas outras situações podem demorar um pouco mais, pois é necessária alguma análise ou atualização de documentos.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Tupy reverte lucro e registra prejuízo de R$ 12 mi no 1TRI25
-
Finanças2 dias atrás
Se for apostar online, cuidado! Veja dicas valiosas para não contrair dívidas
-
Bancos2 dias atrás
Banco BMG lucra R$ 115 mi no 1TRI25
-
Agronegócio22 horas atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta