Conecte-se conosco

Agronegócio

Aromaterapia a favor da saúde: conheça óleos de plantas antidepressivos

Listamos quatro óleos essenciais feitos à base de plantas ou flores que são considerados antidepressivos naturais.

Publicado

em

A aromaterapia pode ser uma excelente opção natural para combater a depressão e aumentar o efeito do tratamento indicado pelo profissional de saúde.

Isso porque nesta técnica, são usados óleos essenciais de plantas e frutas que, ao serem inalados, atuam a nível cerebral, aumentando a produção de hormônios que aliviam os sintomas clássicos da depressão, como mudanças de humor, desânimo e cansaço excessivo.

Abaixo, listamos quatro deles, feitos à base de plantas ou flores, que são considerados antidepressivos naturais e que trazem benefícios para o nosso bem-estar físico e, principalmente, emocional. Confira!

Toranja

O óleo essencial de toranja, conhecida cientificamente como Citrus paradisi, é extraído da casca da fruta, sendo rico em substâncias como o limoneno ou o alfa-pineno, que atuam no cérebro, aumentando a produção e a liberação de serotonina, um importante hormônio para a manutenção do bom humor.

Além disso, o óleo essencial de toranja também estimula e revigora, sendo um importante aliado no aumento da energia.

Reprodução: Freepik

Rosas

O óleo de rosas pode ser eficiente para equilibrar hormônios, aliviar a ansiedade, melhorar a depressão, reduzir a rosácea e aumentar naturalmente a libido. Além disso, o óleo de rosa tem sido usado também para a cicatrização de feridas e saúde da pele, alergias, dores de cabeça e como anti-inflamatório geral.

Reprodução: Freepik

Ilangue-ilangue

O óleo essencial de Ilangue-ilangue possui efeito terapêutico muito completo a nível emocional e psicológico, já que é capaz de equilibrar todo o sistema nervoso central, diminuindo as emoções negativas e combatendo a apatia.

Reprodução: Freepik

Melissa

A Melissa officinalis, conhecida popularmente como erva-cidreira, é uma planta muito utilizada na forma de chá pelos seus efeitos calmantes e relaxantes. Seu óleo essencial também possui propriedades semelhantes, sendo capaz de atuar no cérebro, equilibrando as emoções.

Importante ressaltar que todos os óleos indicados devem ser usados com orientação de um profissional de saúde, uma vez que podem haver contraindicações. 

Reprodução: Freepik

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS