Saúde
Arroz na geladeira: os perigos escondidos que você precisa conhecer
Guardar o arroz na geladeira após cozido é uma prática trivial em vários lares brasileiros, mas especialistas afirmam que isso pode ser bastante perigoso.
O arroz é um dos principais alimentos consumidos ao redor do mundo, sendo a base da dieta de muitos povos e culturas, incluindo a nossa! Entretanto, mesmo com tamanha popularidade, ainda existem dúvidas sobre como armazenar o grão de forma correta, ainda mais depois que ele já foi efetivamente preparado.
O mais comum é que as pessoas o armazenem na geladeira, mas especialistas em nutrição afirmam que isso pode trazer sérios riscos para a saúde. Exatamente caro leitor, se alguns importantes cuidados não forem observados, alguns perigos podem aparecer. Vamos descobrir mais sobre eles agora!
Uma bactéria bastante preocupante
Existe uma série de microorganismos nocivos que podem contaminar o arroz cozido enquanto ele estiver na geladeira. A bactéria chamada Bacillus Cereus é talvez um dos mais preocupantes. Essa minúscula forma de vida pode causar um grave quadro de intoxicação alimentar, obrigando o indivíduo a ser hospitalizado com urgência.
De acordo com os estudiosos, a Bacillus pode criar esporos resistentes ao calor, o que possibilita que ela sobreviva e se multiplique em ambientes bastante hostis. Logo, temperaturas maiores do que 15-20°C criam as condições ideais para que essas formas de vida microscópicas se proliferem.
Para prevenir um possível quadro de contaminação, o mais recomendado é realizar o resfriamento imediato do arroz preparado. Em seguida, é importante evitar ao máximo deixar o produto em temperatura ambiente por mais de duas horas, ainda mais em locais de clima predominantemente mais quente.
O período ideal onde é possível guardar o grão com segurança é de no máximo 3 até 4 dias, antes que o alimento comece a desenvolver a bactéria citada logo acima. Vejamos então algumas dicas básicas sobre como fazer esse armazenamento da forma correta:
- Resfrie o arroz cozido o mais rápido possível após o preparo;
- Divida-o em pequenas porções e o guarde em recipientes hermeticamente fechados;
- Refrigere o insumo cozido a uma temperatura de 4°C ou menos;
- Use somente produtos de boa procedência e devidamente certificados.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Agronegócio2 dias atrás
Guia prático para plantar mandioca em casa e ter uma colheita farta
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium