Tecnologia
Artifact: fundadores do Instagram lançam novo aplicativo para combater a desinformação
Buscando combater a desinformação, os fundadores do Instagram criaram uma mistura de TikTok e Google Reader, que entrega notícias. Veja mais!
Os mesmos fundadores do Instagram, Mike Krieger e Kevin Systrom, criaram um novo aplicativo para tentar combater e diminuir a desinformação que cada vez mais se alastra pelo mundo. A plataforma mistura um pouco do TikTok e do Google Reader, entregando ao usuário notícias sob encomenda.
Que a carreira da dupla de engenheiros de software que cursaram a faculdade juntos já é de sucesso, é inegável. Para analisar a situação deles, basta lembrar que o Facebook há poucos anos comprou o Instagram por US$ 1 bilhão.
Agora eles buscam uma nova aventura com o Artifact, que utiliza a inteligência artificial, tão comentada atualmente, para encontrar notícias que se encaixam com o perfil individual de cada usuário. O mais interessante é que as fontes serão sempre blogs devidamente checados em relação à veracidade do conteúdo, além de jornais já credenciados.
Dessa maneira, fica muito claro o quão visionários são Systrom e Krieger. O segundo, inclusive, é um brasileiro nascido em São Paulo que se mudou para os Estados Unidos para estudar ciências da computação na Universidade de Stanford. Os dois parecem ser excelentes para criar as “ondas” do momento, como foi com o Instagram e deve ser com o Artifact.
Quando foi elaborado e lançado, o Instagram se tornou popular pela crescente tecnologia de fotografias que estava sendo implementada nos smartphones. Já o Artifact chega em um momento em que a informação verdadeira e checada é mais necessária do que nunca, tendo em vista o mar de desinformação diária do qual tentamos nos esquivar.
A mistura de TikTok e Google Reader se dá porque a ferramenta vai incluir o feed “for you” (para você), que usa inteligência artificial para que os usuários continuem engajados. Embora o Google Reader não seja muito popular, também tem uma função parecida com essa que será implementada no Artifact.
Apesar de tudo, não é possível cravar se a dupla terá ou não mais um sucesso explosivo em mãos, restando apenas aguardar para conferir se o aplicativo irá mesmo entregar o que promete e se o público vai comprar a ideia.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp