Saúde
Atenção chocólatras: chocolates contaminados colocam em risco sua saúde
Diversas marcas de chocolate foram identificadas com contaminação por chumbo e cádmio. O resultado gera preocupação. Entenda o caso.
O chocolate é um alimento muito procurado por quem quer uma alimentação mais saudável, mesmo porque o chocolate amargo passou a ser uma boa opção para quem não quer deixar de lado o hábito de comer um doce ocasionalmente.
Mas algumas notícias recentes deixaram preocupadas as pessoas que fazem consumo desse tipo de chocolate. Isso porque cerca de 28 barras de diversas marcas tiveram contaminação por cádmio e chumbo identificadas.
A pesquisa foi feita em um estudo publicado na revista científica Consumer Reports, organização norte-americana que realiza testes independentes em produtos, mas criou um alerta nos chocólatras do mundo todo.
A polêmica em torno de algumas marcas bem conhecidas é devido à apresentação de altas taxas desses contaminantes que, entre outros problemas, podem causar problemas no coração, hipertensão e até mesmo câncer. Ou seja, o consumo constante pode levar à morte.
A legislação brasileira estabelece limites considerados seguros para contaminantes como os encontrados no chocolate, porém as taxas das mostrar excederam esses limites.
Considerados limites seguros, que podem não causar nenhum malefício à saúde, a presença de até 0,3 mg de cádmio e 0,4 mg de chumbo é aceitável em chocolates com valores percentuais de cacau acima de 40%.
A produção de chocolate amargo passa por diversas etapas, e a contaminação pode ocorrer devido ao seu principal ingrediente, o cacau, e pode se dar desde a contaminação natural pelo solo quanto pelos processos pelos quais passa durante a fabricação do chocolate nas indústrias.
O processo de produção começa pela mistura e amassamento dos principais ingredientes, do cacau em pasta e manteiga ao açúcar. A mistura é então refinada e maturada. É essa parte do processo que define qual tipo de chocolate será o produto final.
Os processos seguintes deixam o chocolate mais parecido com o que encontramos nas prateleiras dos mercados. Por fim, são embalados e armazenados para serem comercializados.
Todos os processos são controlados, mas podem sofrer contaminação, por isso os limites impostos pela legislação precisam ser cumpridos.
Segundo a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau, a AIPC, o Brasil exportou mais de 30 mil toneladas de chocolates em 2021.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga