Conecte-se conosco

Tecnologia

Atenção: coisas perigosas que todo mundo faz no WhatsApp e não sabe

Lista traz hábitos e atitudes que podem trazer riscos para os usuários do WhatsApp. O perigo pode estar na sua frente e você nem sabia.

Publicado

em

WhatsApp 10

Um dos aplicativos mais famosos do mundo, especialmente no Brasil, é o WhatsApp. Mais do que uma rede utilizada como mensageiro, o WhatsApp acabou recebendo diversas funções paralelas.

Veja também: “Este celular foi infectado”: o que fazer quando aparece esta mensagem?

Tem usuário que utiliza o app para guardar documentos e informações sensíveis, por exemplo. Porém, existem várias ações que são perigosas e que você deveria evitar.

Confira 4 coisas perigosas que você faz no WhatsApp

Antes de conhecer os hábitos ruins dentro do app, é bom ter noção de alguns riscos. Primeiro, existem muitos usuários que desejam roubar informações e aplicar golpes pelo mensageiro. Então, tenha cuidado com mensagens suspeitas e com contatos desconhecidos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte do app e não hesite em denunciar perfis falsos. Também denuncie spans e mensagens abusivas.

1 – Abertura de links duvidosos

É comum recebermos links através de mensagens no WhatsApp. Algumas vezes, são contatos que nem conhecemos, mas que nos mandam uma URL para clicar. Por mais que a mensagem seja chamativa, evite clicar em qualquer link. Analise a URL e veja se não se trata de algo enganoso ou mal intencionado. Às vezes, o objetivo é roubar seus dados.

2 – Propagandas e ofertas

Assim, como no exemplo de cima, não caia em qualquer conversa tentadora. É comum receber vagas de emprego, links de produtos com desconto etc. Porém, cheque a informação e lembre-se: sempre desconfie.

Leia mais: Como remover o nome do WhatsApp para que seus contatos não vejam

3 – Informações pessoais

Ainda que você tenha criado um grupo com apenas um participante (você mesmo), tenha cuidado. Guardar dados confidenciais, como números de cartão, senhas e documentos é perigoso. Seu aparelho pode ser hackeado, o WhatsApp pode ser acessado por um estranho ou algo assim acontecer. O risco aumento com o uso descuidado do WhatsApp Web.

4 – Download

Cuidado com os downloads diretos do Aplicativo. Aliás, desativa as opções de download automático, ainda que sejam de imagens. Não baixe qualquer arquivo, sem saber do que se trata. Evite fazer download de contatos desconhecidos.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS