Saúde
Atenção! Evite riscos: Quando parar de comer seu frango?
É seguro consumir a carne de frango após o prazo de validade e será que sempre podemos confiar nestas datas da embalagem? Saiba tudo.
Em alguns alimentos industrializados, as datas de fabricação e de validade estão estampadas nas embalagens com cores de destaque, que nos fazem prestar atenção ao que estamos comprando.
No caso do frango, por exemplo, esta data fica ainda mais visível, facilitando a compra. Isso ocorre, pois, para o consumo de produtos como carne de aves, a segurança alimentar é prioridade.
Afinal, a contaminação por salmonela é comum com esse tipo de alimento, principalmente se as condições de armazenamento não forem boas, e pode ser ainda pior se a data de consumo e validade não forem respeitadas.
O frango pode ser armazenado cru com segurança por até dois dias na geladeira e, congelado, até nove meses no freezer, segundo a Healthline. Mas, se o frango estiver bem armazenado, é seguro consumi-lo após as datas especificadas na embalagem?
Apesar de os órgãos reguladores e as embalagens das aves à venda terem instruções claras, nem sempre estão bem alinhadas entre eles.
Segundo os órgãos que fiscalizam a qualidade dos alimentos, o recomendado é armazenar o frango na geladeira e consumi-lo em até dois dias, independente da sugestão dos fabricantes.
Segundos eles, o indicado não é seguir a data de validade impressa na embalagem. Eles são rigorosos e afirmam que é recomendado, inclusive, que o frango seja descartado caso não seja consumido após este prazo.
Mesmo que o produto esteja no prazo de validade quando você estiver comprando, é importante tomar alguns cuidados. Verifique se ele não apresenta nenhum sinal de deterioração que indique que está impróprio para o consumo.
O frango é um alimento altamente perecível, então, mesmo seguindo todas as recomendações, pode estar estragado, por isso, verifique alguns sinais antes de cozinha-lo.
O primeiro sinal a ser notado é a cor: enquanto a carne fresca de frango tem um tom rosado, ele passa para uma cor mais acinzentada quando começa a estragar. Outro sinal é o odor exalado pela carne, começando a ficar forte e desagradável e, até mesmo, com uma textura diferente.
Então, certifique-se de verificar esses sinais, independente de a data de validade estar sendo respeitada. Lembre-se de não consumir a sua carne após dois dias que ela estiver na geladeira. Cuide-se.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira16 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia11 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?