Finanças
Atenção redobrada no Dia do Consumidor: golpes online ameaçam compradores
Especialistas alertam para a crescente ameaça de fraudes online durante o Dia do Consumidor, que será no dia 15 de março.
Com a chegada do Dia do Consumidor, celebrado no próximo sábado (15), consumidores são atraídos por promoções atraentes, especialmente no ambiente digital. Contudo, essa data também representa uma oportunidade para cibercriminosos.
Em reportagem à Agência Brasil, o perito em crimes digitais Wanderson Castilho alerta que essa é uma chance ideal para a aplicação de golpes. Ele destaca que a prática mais comum envolve o envio de mensagens falsas com links suspeitos via e-mail, WhatsApp ou SMS.
O especialista enfatiza a importância de verificar a origem das mensagens e URLs antes de clicar em qualquer link. A segurança dos dados pessoais também é crucial para evitar ser vítima de fraudes.
Prevenção e cautela
O especialista aconselha o usuário a não compartilhar informações sensíveis, como dados de cartão de crédito, por meio de links não verificados fora dos sites oficiais.
Segundo ele, cibercriminosos podem usar essas informações para extorquir vítimas, incluindo seus familiares.
“Não passe também informações de cartão de crédito nem informações pessoais por meio desses links, fora do site oficial do comércio eletrônico, porque, caso contrário, os cibercriminosos se utilizam dessas informações para extorquir ou até mesmo fraudar outras pessoas e parentes da família”, explica.
Além das precauções individuais, Castilho ressalta a importância de uma ação conjunta para combater fraudes online.
Ele acredita que as empresas devem reforçar seus sistemas de segurança e manter uma comunicação clara e rápida com os clientes sobre possíveis ameaças na internet.
Impacto financeiro
Uma pesquisa recente da plataforma OLX revelou que, no ano passado, brasileiros perderam cerca de R$ 3,5 bilhões em golpes durante compras online. Esses números demonstram a necessidade urgente de aumentar a conscientização e as medidas de segurança entre consumidores e empresas.
Segundo o especialista, a segurança nas compras online depende tanto das ações dos consumidores quanto das medidas adotadas pelas empresas. Em caso de problemas, as companhias devem “soltar comunicados o mais rápido possível para seus usuários”.
A colaboração entre ambos é essencial para reduzir as perdas financeiras e garantir uma experiência de compra segura e positiva.
*Com informações de Agência Brasil.

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