Conecte-se conosco

Economia

Autoridades do Banco Central Europeu destacam risco da força do euro

Declarações de representantes ressalta as variantes da mensagem positiva emitida pela instituição no dia anterior.

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 11, as autoridades do Banco Central Europeu (BCE) alertaram contra a complacência com a inflação baixa e enfatizaram os riscos de um euro forte, ressaltando as variantes da mensagem positiva emitida pela instituição no dia anterior, que alguns argumentaram que negava realidades difíceis.

No dia anterior, o BCE havia assumido uma postura inesperadamente relaxada sobre o crescimento e a inflação. Entretanto, durante reunião de política monetária, o economista-chefe do BCE, Philip Lane, e o chefe do banco central francês, François Villeroy de Galhau, evidenciaram os riscos de uma moeda forte, observando que isso é claramente importante para a política monetária, uma vez que reduz as pressões sobre os preços.

Isabel Schnabel, membro da diretoria do BCE, também enfatizou que o BCE deverá tomar cuidado para não sufocar a recuperação que está iniciando. Segundo a autoridade, isso deve ser feito endurecendo sua política flexível de compras de títulos e taxas negativas sobre depósitos bancários cedo demais.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, declarou nesta quinta-feira que o banco apenas monitoraria “cuidadosamente” a taxa de câmbio, a forma mais fraca de intervenção verbal, que na verdade apenas elevou o euro, visto que os investidores começaram a duvidar da determinação do BCE em aumentar o estímulo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS