Agronegócio
Azeitona: veja o passo a passo de como cultivar a oliveira em casa
Aprenda o passo a passo para ter uma colheita de sucesso e confira dicas de como cuidar da árvore após o plantio.
Você sabia que dá para ter o seu próprio cultivo de azeitonas em casa? Mas antes de aprender a cultivar azeitonas, é importante conhecer algumas noções básicas sobre como plantá-las e o que elas podem fazer pela sua saúde. Além disso, também é necessário saber que você usará as sementes da fruta fresca.
A azeitona é fruto da árvore de oliveira e não é consumida fresca, ou seja, não se come imediatamente após a colheita. Isso porque, pelo menos, 14% do seu peso é formado a partir do composto oleuropeína. Este composto é muito amargo e intragável quando fresco.
Além disso, a azeitona elimina o excesso de colesterol no sangue a regula a pressão alta. Pensando nisso, hoje vamos apresentar o passo a passo e as informações necessárias para realizar o cultivo da sua azeitona. Confira!
Primeiro passo: como retirar o caroço da azeitona
Antes de iniciar o plantio da sua azeitona, é necessário fazer a retirada do caroço, um processo difícil e complicado, que necessita de cuidados. Veja o passo a passo a seguir.
- Primeiro, pegue uma faca e faça uma incisão cuidadosa na azeitona, até que o caroço apareça;
- Feito isso, retire a parte mole;
- Por fim, pegue uma lixa de cozinha e lixe o caroço até que consiga o acesso ao núcleo.
Segundo passo: preparo do vaso para o cultivo
Após a retirada do caroço, faça o preparo do vaso, que deve ter por volta de 10 centímetros. Para garantir a drenagem do solo, faça uma camada de perlita, que é um vidro vulcânico. Após ser feita essa camada, faça mais uma com terra de qualidade que seja grossa. Depois, regue a terra.
Com o preparo feito, plante a sua azeitona. Para isso, faça um buraco com 2,5 centímetros de profundidade. Em seguida, coloque o seu caroço de azeitona com cuidado no buraco, cubra com mais terra e dê pequenas batidas para assentar o solo.
Cuidados adequados após a plantação
Iluminação
Para garantir maior sobrevivência da sua árvore, alguns cuidados são necessários após o plantio. O local do vaso, por exemplo, precisa estar exposto ao sol de forma constante, garantindo que toda a planta receba a iluminação, para crescer de forma saudável.
Rega adequada
Além da iluminação, se deve ter cuidados necessários para a rega, já que as oliveiras preferem um solo mais seco. Dessa forma, a rega deve ser feita somente duas vezes por semana para que o solo acaba não fique muito encharcado, resultando no apodrecimento das raízes.
Poda adequada
Por fim, as podas devem ser feitas com uma tesoura de poda. Dessa forma, faça corte nos galhos mortos e naqueles que nascem entre dois outros galhos, conhecidos como galhos ladrões, que roubam os nutrientes da sua planta.
Agora você sabe como plantar azeitona, é só seguir o passo a passo e esperar um cultivo de sucesso!
-
Tecnologia1 dia atrás
Desativar ESTA função do celular evita tentativas de golpe: proteja-se!
-
Agronegócio1 dia atrás
Zamioculca: segredos que ninguém te conta sobre cultivar a planta da fortuna
-
Tecnologia1 dia atrás
Número desconhecido ligando? Saiba como identificar tentativas de golpe na hora
-
Economia2 dias atrás
Qual será o salário mínimo de 2025? Nova regra pode mudar tudo
-
Agronegócio2 dias atrás
Espada-de-são-jorge: ESTES são os melhores lugares da casa para colocar a planta
-
Cotidiano1 dia atrás
Churrasco sem fumaça, mas com sabor: brasileiros aderem a novas tendências
-
Empresas23 horas atrás
5 maiores empresas brasileiras – saiba qual lidera com sobra
-
Economia1 dia atrás
Legados imortais: Michael Jackson e outros famosos lucram milhões mesmo após a morte