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Azul conclui reestruturação de dívida

Companhia é uma aérea.

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A Azul Linhas Aéreas (AZUL4) anunciou a conclusão bem-sucedida de sua reestruturação de dívida, um movimento estratégico para reforçar sua posição financeira. O processo envolveu negociações com detentores de títulos, fornecedores e arrendadores de aeronaves, resultando na eliminação de aproximadamente US$ 1,6 bilhão em dívidas do balanço patrimonial da companhia.

Além disso, a empresa captou US$ 525 milhões em novos fundos, o que permitiu uma significativa redução na sua alavancagem financeira. A relação entre a dívida líquida e o EBITDA caiu para 3,4 vezes, frente aos 4,8 vezes registrados anteriormente. A redução dessa alavancagem reflete um progresso importante na sustentabilidade financeira da Azul.

As negociações também geraram um impacto positivo nas projeções de pagamento de juros da empresa, que deverão ser reduzidos em cerca de R$ 1 bilhão (aproximadamente US$ 170,7 milhões) para este ano.

Em paralelo, a Azul firmou um acordo para discutir uma possível fusão com a Gol Linhas Aéreas, um movimento que pode alterar ainda mais o cenário competitivo no setor aéreo brasileiro.

A empresa

Fundada em 2008, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras é uma das maiores companhias aéreas do Brasil e opera com uma das frotas mais modernas e diversificadas do mercado. A empresa foi idealizada com o objetivo de expandir a conectividade aérea no país, especialmente em cidades menores, onde outras companhias não operam com frequência.

Desde o início de suas operações, a Azul se destacou pela utilização de aeronaves de pequeno e médio porte, o que permitiu à companhia oferecer uma vasta rede de destinos domésticos e internacionais. Com um modelo de negócios centrado na excelência no atendimento e na inovação tecnológica, a Azul conquistou uma posição de destaque no mercado brasileiro, tanto no transporte de passageiros quanto de cargas.

A empresa é conhecida por sua estratégia agressiva de expansão, incluindo a aquisição de novas aeronaves e a expansão de sua malha aérea. Nos últimos anos, tem se concentrado em melhorar sua eficiência operacional e reduzir sua alavancagem financeira, com o objetivo de garantir a sustentabilidade de seu crescimento a longo prazo.

Em 2025, a Azul segue focada em aumentar sua frota e consolidar sua posição no mercado, com planos para receber 15 novos jatos E2 da Embraer, o que ampliará ainda mais sua capacidade de operação no Brasil e no exterior.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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