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Azul já pode prestar serviços de manutenção a aeronaves da União Europeia

Trata-se da TecOps.

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A Azul (AZUL4) comunicou que sua unidade de serviços de manutenção, a Azul TecOps, obteve certificação para realizar serviços em aeronaves registradas na União Europeia. A empresa recebeu a autorização da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) por um período inicial de dois anos, com a opção de prorrogação, como parte do acordo entre essa entidade e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Azul é uma companhia aérea brasileira, fundada em 2008, que opera voos domésticos e internacionais. Ela é conhecida por oferecer uma ampla variedade de destinos e por sua frota composta principalmente por aeronaves da Embraer e Airbus. Além do transporte de passageiros, a Azul também oferece serviços de cargas e possui uma unidade de serviços de manutenção chamada Azul TecOps. Sua sede está localizada em Barueri, São Paulo.

Val lembrar que no 3TRI23 a empresa obteve lucro operacional de R$ 957,4 milhões. Esse valor representa um crescimento expressivo de 137,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de R$ 1,551 bilhão, registrando um aumento anual de 67,7%. Esse desempenho superou as expectativas do mercado, que previam um resultado de R$ 1,34 bilhão, conforme o consenso da LSEG. Como resultado, a margem Ebitda ajustada alcançou 31,6%, um aumento de 10,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.

Azul (AZUL3)

A receita líquida da Azul totalizou R$ 4,914 bilhões no terceiro trimestre de 2023, o que representa um crescimento de 12,3% em comparação com o terceiro trimestre de 2022. No entanto, esse valor ficou abaixo da expectativa do mercado, que previa uma receita de R$ 4,99 bilhões, de acordo com o consenso da LSEG.

Os custos e despesas operacionais da companhia somaram R$ 3,956 bilhões no 3T23, registrando uma leve queda de 0,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Azul encerrou aquele trimestre com uma liquidez total de R$ 6,7 bilhões, incluindo investimentos, recebíveis de longo prazo, depósitos de segurança e reservas de manutenção. A liquidez imediata em 30 de setembro de 2023 foi de R$ 3,5 bilhões, um aumento de 70,2% em relação ao segundo trimestre de 2023, mesmo após o pagamento de aproximadamente R$ 3,2 bilhões em arrendamentos de aeronaves, amortizações e juros da dívida, diferimentos e despesas de capital.

Dados operacionais

Em relação aos dados operacionais, o tráfego de passageiros (RPK) aumentou 12,0% em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto a capacidade cresceu 11,5%, resultando em uma taxa de ocupação de 82,2%, um aumento de 0,4 ponto percentual em relação ao 3T22.

O PRASK (receita por passageiro-quilômetro oferecido) e o RASK (receita por assento-quilômetro oferecido) atingiram recordes históricos, registrando R$ 39,68 centavos e R$ 42,59 centavos, respectivamente, no terceiro trimestre de 2023. Em comparação com o terceiro trimestre de 2019, o PRASK e o RASK aumentaram 33,5% e 36,5%, respectivamente.

O CASK (custo por assento-quilômetro oferecido) no 3T23 foi de R$ 34,29 centavos, uma redução de 10,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, principalmente devido à redução no preço do combustível, iniciativas de redução de custos e ganhos de produtividade. A empresa também espera um aumento na capacidade (ASK) de aproximadamente 11% em 2023 em comparação com 2022.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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