Conecte-se conosco

Curiosidades

Infecção urinária: Receitas de chás que podem aliviar e combater os sintomas

Esse tipo de infecção é mais comum em mulheres e normalmente é acompanhada de dor ou ardor ao urinar e urgência na hora de ir ao banheiro. Acompanhe a leitura!

Publicado

em

Chás para infecção urinária, Foto: Pexels.

A infecção urinária é a presença anormal de patogênicos em alguma região do trato urinário. É mais comum em mulheres e normalmente é acompanhada de dor ou ardor ao urinar e urgência na hora de ir ao banheiro.

Sabendo disso, separamos algumas receitas de chás que podem aliviar e combater os sintomas dessa infecção. Veja mais!

Leia mais: Benefícios da pitaya e dicas para o seu plantio

Ajudam no tratamento

Por ser uma infecção, essa doença precisa de tratamento com antibióticos, mas existem outros meios naturais que ajudam na prevenção e no alívio dos sintomas. Entretanto, por mais que essas plantas possuam ativos que ajudem no combate de infecções e bactérias, a quantidade deles varia muito.

Além disso, não existem estudos que comprovem se estes compostos realmente funcionam. Ou seja, utilizá-los pode sim te ajudar no alívio dos sintomas, mas não deixe de ir ao médico e tomar as medicações indicadas. Dito isso, confira agora quais são os chás que podem auxiliar no tratamento de infecções urinárias.

Os melhores chás para infecção urinária

  • Chá de cabelo de milho

O cabelo de milho tem ação protetiva aos rins. Foi observado em ensaios clínicos que o tratamento prévio de animais com doses diárias de 400 mg de extrato de cabelo de milho por kg de peso corporal durante 5 semanas protegeu os rins. Para preparar esse chá é muito simples, basta ferver 500 ml de água e despejar de 1 a 2 colheres (sopa) de cabelo de milho. Depois, abafe por cerca de 5 a 10 minutos e tome imediatamente.

  • Chá de uva-ursina

Antigamente, as pessoas usavam esse chá no alívio dos sintomas de cistite. Afinal, suas folhas apresentam derivados de hidroquinona, arbutina e peridroxiacetofenona, que possuem ação antibacteriana para as cepas de Staphylococcus aureus e S. saprofiticus. Para preparar, é necessário misturar duas colheres (sopa) da erva desidratada com um litro de água filtrada fervida. Por fim, mantenha abafado por uns cinco minutos e sirva ainda quente e coado.

  • Chá de hortelã 

A hortelã possui propriedades antimicrobianas importantes. Além disso, estudos em ratos mostraram que o óleo essencial de hortelã na quantidade certa (40 mg/ kg de peso corporal) está associado à melhoria da função renal. Dessa forma, para tomar seu chá, ferva o equivalente a uma xícara de água e coloque 2g de folhas secas de hortelã, deixando abafado por 10 minutos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS