Política
Barueri é a cidade mais competitiva do país, por ranking da CLP
Segunda paulista é São Caetano do Sul, seguida por Floripa; foco dos municípios é emprego e renda
É de São Paulo e do interior as cidades mais competitivas do Brasil. De acordo com a segunda edição do Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios, divulgado ontem (22), a liderança é de Barueri, seguida da ‘vizinha’ São Caetano do Sul como vice, deixando o bronze para linda capital catarinense, Florianópolis.
SP na quarta – A capital paulista, por sua vez, que ocupava a terceira posição no ano passado, em 2021 caiu para a quarta, trocando de lugar com Floripa, no levantamento elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que avalia os 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, contingente onde vive da metade da população do país.
Instrumento de avaliação – Para o coordenador de competitividade do CLP, Lucas Cepeda, o ranking é um instrumento importante de avaliação da gestão pública, construção de políticas públicas e atração de investimentos privados, oferece um estudo com 65 indicadores, com destaque para: funcionamento da máquina pública, questões fiscais, de saúde, educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica e telecomunicações.
Referência para políticas públicas – Além disso, o levantamento do CLP, ativo há dez anos, é referência para desenvolvimento de políticas públicas por parte de 23 dos 27 estados da federação. “Várias empresas e instituições de fomento estão olhando para o ranking para decidir alocação de investimentos”, comenta Cepeda.
Responsabilidade fiscal – Entre as alterações mais relevantes da edição deste ano, em relação a 2020, é que esta versão contém avanços como a questão central da responsabilidade fiscal, na contramão do desvario do Executivo federal com a matéria.
Mudança de mentalidade – De acordo com o diretor de operações do CLP, Tadeu Barros, do universo pesquisado, 80% cumprem o limite de uso de 60% da receita líquida para pagamento de pessoal, um avanço ante os 77%. “Mostra maior responsabilidade do gestor, algo em que historicamente há grande irresponsabilidade”, avalia.
Burocracia atrapalha – Barros comenta, ainda, que na atual fase, de retomada do crescimento econômico, o foco das administrações municipais tem sido emprego e renda pós-pandemia, haja vista o grande número de empresas abertas. No entanto, ele lamenta que a persistência da burocracia demanda até 48 horas para que a abertura da empresa seja concluída, em 85% dos municípios consultados.
Força bandeirante – A força bandeirante (paulista) também está presente nos 49 municípios paulistas na lista dos 100 mais competitivos. “O ranking também deixa clara a disparidade que há entre as regiões brasileiras”, conclui o diretor do CLP.

-
Investimentos2 dias atrás
Casa que custa R$ 128 mil e fica pronta em 3 meses é a nova tendência do mercado imobiliário
-
Finanças2 dias atrás
Veja quais são as moedas de 5 centavos mais valiosas do Brasil
-
Tecnologia21 horas atrás
Advogado usa IA para inventar leis, engana a Justiça e se dá mal
-
Finanças1 dia atrás
Você pode ter grana esquecida no FGTS e nem sabe! Veja como consultar
-
Finanças2 dias atrás
Saiba como lidar com conexões de voo perdidas e garantir seus direitos
-
Tecnologia16 horas atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Economia1 dia atrás
INSS ressarce segurados após desconto indevido; quando os próximos lotes serão pagos?
-
Finanças1 dia atrás
Revelamos o outlet menos divulgado e mais barato para fazer suas compras na Flórida